29/04/2024 14:45 | Meio Ambiente

Secretários do Meio Ambiente de todo país se reúnem em Alagoas para reunião ordinária da Abema

Governador Paulo Dantas participa da abertura do evento e destaca importância de trabalho integrado na área ambiental

Governador destacou a importância de Alagoas receber os secretários do Meio Ambiente de todo o Brasil

Thiago Sampaio / Agência Alagoas

Fábia Assumpção / Agência Alagoas

Secretários e dirigentes de órgãos do meio ambiente de todo o país estão em Alagoas para a 116ª  Reunião Ordinária da Associação Brasileira de Entidades do Meio Ambiente (Abema). O governador Paulo Dantas esteve presente à reunião da Abema, na manhã desta segunda-feira (29), no Hotel Jatiúca,  e destacou a importância de Alagoas receber os secretários do Meio Ambiente de todo o Brasil para discutir ações para a preservação do meio ambiente.

“Na abertura da reunião da Copant, que reúne representantes de 40 países e também está sendo realizada em nosso estado, nós ressaltamos que os três eixos centrais para a Alagoas do futuro são desenvolvimento econômico sustentável, desenvolvimento humano e do  meio ambiente. Nós temos que crescer, gerar emprego, reduzir desigualdades sociais, cuidando do meu ambiente”, enfatizou o governador.

Segundo Paulo, é  importante a participação de todos na defesa do meio ambiente por meio de um trabalho conectado e integrado.  “Esse trabalho unindo forças e esforços da Abema, de todos os órgãos e secretarias de Estado, dos governadores, do governo federal, dos municípios, vai fazer com que nós tenhamos um resultado com mais eficiência, com mais efetividade e com mais resolutividade”, afirmou o governador.

O secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Gino César, que assumiu a vice-presidência da Abema para a região Nordeste, pontuou os avanços que Alagoas vem conquistando na área ambiental, a exemplo da criação da Superintendência da Prevenção a Desastres Naturais e da rede de monitoramento digital, que tornou Alagoas o único estado do Brasil a ter todos os municípios  monitorados diariamente, com relatórios a cada hora de desastres naturais. "E é com muito orgulho que hoje eu estou assumindo a vice-presidência da Abema para a região Nordeste, fruto desse trabalho que estamos desenvolvendo, graças ao apoio do governador Paulo Dantas", ressaltou Gino.

O secretário  explicou que os encontros da Abema compreendem dois dias de visitas técnicas e depois a reunião ordinária. “Levamos os secretários para conhecer a cooperativa Pindorama e o nosso rio São Francisco, em  Penedo. No domingo, estivemos na base do Instituto do Meio Ambiente (IMA) para que eles entendessem o que foi o desastre ambiental da Braskem. Foi dada uma aula para eles de forma técnica, sem política, com os técnicos do estado explicando o que aconteceu", comentou.

O diretor-executivo do IMA, Ivens Leão, ressaltou a importância da reunião da Abema e a oportunidade de debater as principais pautas que estão no centro das discussões ambientais. “São pautas prioritárias relativas ao Estado, tem a ver com legislação, com experiências exitosas que acontecem nos estados. É uma troca de experiência que engrandece e enaltece a nossa gestão enquanto órgão do meio ambiente”, afirmou Ivens.

A presidente da Associação Brasileira de Entidades do Meio Ambiente (Abema), Mauren Lazzaretti, disse que as secretários do Meio Ambiente e presidente dos órgãos ambientais presentes a Alagoas estão tendo experiências exitosas em Alagoas na área ambiental. “Aprendemos muito com o que Alagoas está fazendo na condução da agência socioambiental, toda a estratégia que o estado tem apresentado para soluções sociais e ambientais, então só temos a agradecer, em nome da Associação Brasileira dos Órgãos Estaduais de Meio Ambiente, toda essa receptividade”, afirmou a presidente da Abema, Maurren Lazzaretti.

A Abema reúne 48 entidades, sendo 26 secretarias de Estado e 22 autarquias e fundações, todas voltadas a executar políticas públicas estaduais, destacando o trabalho integrado de todas as esferas dos governos municipal, estadual e federal. “Nós costumamos dizer que pela organização administrativa do país, representamos talvez a execução de mais de 90% das políticas em campo. Obviamente, trabalhamos de forma integrada, com a União e com os municípios. Essa divisão de tarefas é um desafio para todos nós. Todos os estados têm buscado fortalecer a atuação dos municípios para que essa tarefa seja delegada, mas isso é um processo longo, dadas as condições do nosso país. Então essa integração entre as federações tem sido uma política importantíssima para alcançar os resultados que a sociedade espera de todos nós", finalizou Mauren.