16/05/2024 16:55 | Saúde

Sesau promove sexta-feira o Seminário Estadual de Análise da Situação da Saúde

Ação será acontecerá no auditório do Centro de Inovação, situado no bairro Jaraguá, em Maceió


Durante o evento serão realizados painéis com apresentação de estudos, que foram selecionados para denotar a relevância da publicação para o Estado e municípios

Carla Cleto/ Ascom Sesau e Agência Alagoas


Suely Melo / Ascom Sesau

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promove, nesta sexta-feira (17), o Seminário Estadual de Análise da Situação da Saúde, que irá lançar a mais nova edição do livro de mesmo título, com estudos elaborados por técnicos da Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde (Sevisa). O evento acontecerá no auditório do Centro de Inovação, situado no bairro Jaraguá, em Maceió, no horário das 8h às 17h.

 



O livro dispõe de 30 estudos que têm como objetivo divulgar e fornecer análise de informações sobre as condições de saúde, sociais e estruturais do estado, bem como das regiões e municípios, no período de 2013 a 2022. Por meio dele, gestores públicos, além das instituições e seus técnicos, podem  ter subsídios para a tomada de decisão e direcionar, com maior precisão e eficácia, os recursos públicos direcionados à saúde e estruturas afins.

 

O evento irá contar com a participação de representantes das Secretarias Municipais de Saúde dos 102 municípios alagoanos e do Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems/AL). Também irão participar gestores e técnicos da Sesau, docentes da Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) e convidados de outras secretarias do Estado.

 



De acordo com o secretário de Estado da Saúde,  médico Gustavo Pontes de Miranda, serão realizados painéis com apresentação de 13 desses estudos, que foram selecionados e que denotam a relevância da publicação para o estado e municípios. "A Análise da Situação da Saúde é uma área fundamental para que técnicos e gestores verifiquem os indicadores e, através deles, possam traçar estratégias para qualificar, ainda mais, as ações na área da saúde", frisou.

 

Programação

 

8h30 - Abertura com o secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda

 

9h – Apresentação e lançamento da ASIS pela secretária Executiva de Vigilância em Saúde, Thalyne Joane Araújo Silva

 

9h15 – Apresentação do processo de construção da ASIS pela superintendente de Vigilância Ambiental e Sanitária, Laiza Granja de Souza Batista

 

10h às 11h – Painel I: Nascimentos, perfil sócio demográfico e morbidade hospitalar

 

11h às 12h30 – Painel II: Doenças e agravos à saúde de notificação compulsória

 

14h às 15h – Painel III: Agravos não transmissíveis de notificação compulsória e mortalidade