16/05/2024 16:31 | Saúde

Sesau promove Encontro Estadual dos Coordenadores de Saúde Bucal

Iniciativa representou um espaço para discussões, integração e troca de experiências


O Encontro Estadual de Saúde Bucal ocorreu nesta quarta (15) e quinta-feira, no Centro Universitário de Maceió

Marco Antônio / Ascom Sesau


Ruana Padilha / Ascom Sesau

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio da Coordenação Estadual de Saúde Bucal, promoveu, quarta (15) e quinta-feira, o Encontro Estadual de Saúde Bucal. A Iniciativa, destinada aos coordenadores e gestores que atuam na área de saúde bucal dos 102 municípios alagoanos, ocorreu no auditório do Centro Universitário de Maceió (Unima), antiga Unit, em Maceió.

 

O encontro teve o objetivo de construir espaços para discussões, integração e troca de experiência. No âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), a assistência em saúde bucal é assegurada na Atenção Primária, por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO), gerenciados pelas Secretarias Municipais de Saúde (SMS).


A coordenadora do Programa Estadual de Saúde Bucal, odontóloga Maria de Lourdes Mota, enfatizou a importância do encontro para estreitar relações com os profissionais que atuam na ponta e melhorar a assistência em saúde bucal nos municípios. “Nossos encontros de coordenadores de saúde bucal fazem parte da programação anual da Sesau. Promovemos um no mês de maio, para apresentar os indicadores do ano anterior, e em dezembro, para mostrar o parcial do ano em curso. Esse momento é essencial para a troca de informações e trabalhos exitosos entre os profissionais que atuam nos municípios”, pontuou.

 

Representando o Ministério da Saúde (MS), o técnico da Coordenação Geral de Saúde Bucal, Renato Ishigame, destacou o empenho de Alagoas no cuidado com a saúde bucal da população. “Vemos que o Estado se dedica muito à questão da saúde bucal e, como prova disso, temos uma abertura importante de Atenção Primária, um número alto de Centros de Especialidades Odontológicas implantados e de Laboratórios de Próteses. Percebemos que todas as regiões de saúde têm alguma dessas estratégicas da saúde bucal implantada”, salientou o representante do Governo Federal.


Durante o evento, os participantes acompanharam palestras sobre ‘A saúde bucal no contexto da nova Política Nacional de Saúde Bucal', 'Brasil Sorridente’; ‘O Papel do Coordenador na condução da Saúde Bucal’ e ‘Parâmetros, metas e Indicadores’, com o apoiador técnico do Programa Estadual de Saúde Bucal. Ainda durante o encontro, foram promovidas rodas de conversa e a apresentação de trabalhos exitosos.