Governo

Em 2015, o Governo de Alagoas deu início a um processo sólido de retomada do crescimento e reversão de indicadores que, durante décadas, projetaram negativamente a imagem do Estado. O primeiro salto histórico foi dado nas áreas de Saúde, Educação, Gestão Fiscal, Transparência e Segurança Pública.

Com as contas em dia e dinheiro para investir com recursos próprios, o Estado tornou-se destaque nacional no combate à violência, implantou a educação em tempo integral em mais de 60 escolas, conquistando um dos melhores resultados nacionais do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), e realiza o maior investimento da história na área da Saúde, com a construção de hospitais e UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), estruturando uma rede de atendimento humanizada e com várias especialidades.

Após a reeleição, em 2018, a gestão liderada pelo governador Renan Filho seguiu investindo nas áreas prioritárias, com marcos importantes como a inauguração de cinco hospitais e de dezenas de Centros Integrados de Segurança Pública (CISPs), e também expandiu a atuação para outros campos ao lançar novos programas.

O Vida Nova nas Grotas, que transforma comunidades da capital por meio de obras de desenvolvimento urbano, cobrirá as cem grotas existentes em Maceió até o fim de 2022. Recém-iniciado, o Minha Cidade Linda vai qualificar os espaços públicos dos 102 municípios com a pavimentação de todas as ruas que ainda não são calçadas e a implantação de parques infantis e academias ao ar livre. Espelho de uma gestão com foco no longo prazo, o CRIA – Criança Alagoana alcançará, até o fim de 2021, 180 mil famílias que vivem na pobreza e extrema pobreza, com um auxílio financeiro mensal permanente, garantido por lei.

Ao tempo em que moderniza a máquina administrativa, o Governo vem promovendo concursos públicos que oxigenam o funcionalismo e melhoram a prestação de serviços. Somente em 2021, os editais publicados e a serem abertos somam mais de 6 mil vagas.