02/05/2024 15:10 | CulturaDesenvolvimento Humano

Projeto leva noções sobre alimentação saudável a centros de educação infantil


Participantes prepararam uma nutritiva torta salgada e um “pão de beijo”, nome dado ao pão de batata doce

Ascom Secult


João Brito / Ascom Secult

Merendeiras, professoras, mães e pais de alunos participaram de uma imersão sobre alimentação saudável no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Hebert de Souza. A ação é uma realização do projeto “Ecogastronomia – saberes e sabores” que promoveu oficinas ecogastronômicas em Maceió.


O projeto busca impulsionar a educação alimentar orgânica por meio do cultivo de alimentos, e compartilhar a importância de preservar a biodiversidade e a agricultura, defendendo o uso de ingredientes naturais, frescos, regionais e da estação.



Nesta primeira etapa, as oficinas foram conduzidas pela coordenadora do projeto, Ayodhya Ramalho, e a nutricionista Helena Menezes, que falaram sobre o preparo de receitas saudáveis produzidas com inhame, batata doce, vegetais e elementos da culinária vegana. Os participantes puderam preparar uma nutritiva torta salgada e um “pão de beijo”, nome dado ao pão de batata doce, e degustar a riqueza de sabores oferecidos pela natureza.

 

 

Além do preparo de alimentos, foram abordadas pautas importantes sobre alimentação saudável, como a agricultura familiar e a importância da comida orgânica, livre dos efeitos nocivos do uso de agrotóxicos.

 




O projeto foi selecionado e aprovado por meio do edital nº 12/2023 de chamamento público para seleção de projetos culturais voltados para a oferta de oficinas de gastronomia, da Lei Paulo Gustavo Alagoas, lançado pelo Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa.



Raquel Vieira, gastróloga, merendeira da rede municipal e participante do projeto, frisou que as atividades são instrumentos essenciais para ajudar na educação alimentar das pessoas. “A minha expectativa através desse projeto é que a gente consiga mudar um pouco a mentalidade das pessoas, em relação à alimentação, à agricultura familiar e à sustentabilidade, trazendo os alimentos na íntegra, o aproveitamento total dos alimentos aprendidos aqui. Com o alimento orgânico e uma alimentação mais saudável, podemos colocar uma comida com qualidade à nossa mesa”, disse.


A próxima oficina acontecerá no dia 8 de maio também no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Hebert de Souza.