Ronda no Bairro

O programa Ronda no Bairro foi instituído pelo Governo de Alagoas em janeiro de 2018, com o início das atividades na região comercial do bairro do Jacintinho, em Maceió. Com base na filosofia do policiamento de proximidade, atua junto à comunidade no combate, principalmente, aos Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP), mais conhecidos como crimes de rua – assaltos e furtos.

 

O Ronda no Bairro tem sua base teórica no estudo intitulado “Janelas Quebradas” (Broken Windows), dos cientistas sociais norte-americanos James Q. Wilson e George L. Kelling, de 1982. O estudo aponta que crimes menores, como furtos e o vandalismo, favorecem a instalação de uma atmosfera propícia a crimes de maior potencial ofensivo, como os assaltos à mão armada e os homicídios.


Adaptado à realidade da capital alagoana, o programa atua em áreas consideradas comerciais e com grande fluxo de pessoas para, além de aumentar a sensação de segurança de moradores, comerciantes, trabalhadores e turistas, diminuir a incidência de crimes a partir de dados estatísticos de ocorrências criminais, com a adoção de uma vertente social.



O policiamento ostensivo acontece em trios formados por um policial ou bombeiro militar do serviço ativo, um policial militar ou bombeiro da reserva remunerada e um civil egresso das Forças Armadas.

 

Com um olhar diferenciado, voltado para a prevenção da violência e mediação, o programa conta também com a equipe de Articulação e Mobilização Social, que fica responsável pela identificação, nos territórios de atuação, de pessoas em situação de rua, dependentes químicos e espaços públicos degradados. A equipe é formada por assistentes sociais e psicólogos.

 

A partir da identificação, a equipe aciona órgãos competentes para o acolhimento dessas pessoas em situação de vulnerabilidade social, bem como articula com outras entidades a requalificação de áreas de convivência para sua devolução à comunidade.

 

A equipe também atua na organização de atividades esportivas e culturais nas regiões onde o programa está instalado, estreitando os laços entre os agentes de proximidade e a comunidade, oferecendo, assim, alternativas de convívio social e lazer.

Desde que foi lançado, o programa reduziu em 80% os índices criminais e atendeu a mais de mil casos de pessoas em situação de vulnerabilidade social em seus territórios.


Atualmente, o Ronda no Bairro atua em quatro territórios que abrangem localidades da capital alagoana com alta concentração de estabelecimentos comerciais e grande circulação de pessoas. São elas: Centro, Jacintinho, Orla e Benedito Bentes, articulando ações da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), com apoio da Segurança Pública (SSP).


Com um olhar diferenciado, voltado para a prevenção e mediação, o programa conta também com a equipe de Articulação e Mobilização Social, formada por assistentes sociais e psicólogas que são responsáveis pela identificação, nos territórios de atuação, de pessoas em situação de rua – já foram atendidos mais de mil casos –, dependentes químicos e espaços públicos degradados. A partir daí, a equipe aciona órgãos competentes para o acolhimento dessas pessoas, bem como articula com outras entidades a requalificação de áreas de convivência para sua devolução à comunidade.

A equipe também organiza atividades esportivas e culturais nas regiões onde o programa está instalado, estreitando os laços entre os agentes de proximidade e a comunidade, e oferecendo alternativas de convívio social e lazer.

Veja Também