VIDA NOVA NAS GROTAS

Inédito no Brasil, o Vida Nova nas Grotas é a primeira iniciativa pública voltada para as grotas em Alagoas. Apesar de concentrarem 1/4 da população da capital, Maceió, essas comunidades nunca haviam contado com políticas públicas específicas que melhorassem a qualidade de vida dos moradores e dessem a eles acesso a serviços básicos. Lançado em 2016, para executar uma série de melhorias em mobilidade urbana, o programa chamou a atenção da ONU (Organização das Nações Unidas) e foi ampliado em 2017, a partir da parceria firmada com o ONU-Habitat (Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos).

 

Hoje, é uma plataforma de ações que une todas as secretarias de Estado de Alagoas na promoção de acessibilidade e mobilidade urbana, inclusão social, desenvolvimento econômico, saúde, educação, entre outras áreas. Até agora, o Vida Nova nas Grotas já beneficiou 71 comunidades da capital alagoana, com um investimento de R$ 200 milhões, e cobrirá todas as 100 grotas de Maceió.

 

Ao voltar o olhar do Estado para comunidades até então invisíveis para o poder público, o trabalho pioneiro do Vida Nova nas Grotas tem sido internacionalmente reconhecido em importantes premiações. Venceu, em 2019, o Concurso Gobernarte: A Arte do Bom Governo – Prêmio Eduardo Campos, concedido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e, apesar das limitações causadas pela pandemia do novo coronavírus, em novembro de 2020, foi vencedor do prêmio World Smart City Awards, na categoria Qualidade de Vida e Inclusão, sendo reconhecido pelo impacto gerado na vida dos moradores.

 

Também foi apresentado no Fórum Mundial das Cidades, realizado pela ONU em Abu Dahbi, em 2020. Em 2021, foi finalista do Prêmio Excelência em Competitividade, realizado pelo Ranking de Competitividade dos Estados do Centro de Liderança Pública (CLP).

 

Entre as ações de acessibilidade e mobilidade urbana executadas pela Secretaria de Estado do Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand) está a construção de escadarias, corrimão, pavimentação, passeios, pontilhões, meio-fio, muro de arrimo, canaletas, além de quadras poliesportivas em algumas comunidades. Já o programa Vida Nova na Sua Casa, tocado pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), reforma moradias por dentro e por fora.



Coordenadoria do Programa Vida Nova nas Grotas

 

Com a criação da Coordenadoria do Vida Nova nas Grotas, em 2023, os serviços assistenciais foram ampliados. Além das obras na capital, o programa está levando mais mobilidade urbana para as comunidades e povoados vulneráveis do interior do estado, com obras já inauguradas nas cidades de Barra de Santo Antônio, Coqueiro Seco e Penedo.


Com o apoio da Secretaria do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), o ONU-Habitat realiza um levantamento de todas as informações socioeconômicas e geoespaciais das grotas localizadas na capital alagoana para formação de um banco de dados consistente. A equipe do ONU-Habitat também trabalha o Mapeamento Rápido Participativo de todas as grotas e o Perfil Socioeconômico por Amostragem nas grotas das oito regiões administrativas de Maceió. A intenção é apresentar diagnósticos gerais e temáticos que facilitam a tomada de decisões pelo Governo de Alagoas.

O Vida Nova nas Grotas também foi responsável pela realização, até 2019, de 15 mil atendimentos em ações de promoção da saúde, 670 atendimentos de dependentes químicos e suas famílias, duas edições do campeonato de futebol Taça das Grotas com a participação de quase 500 jovens, formação de bombeiros mirins, realização de oficinas de educação ambiental e formação cultural, música, cinema, teatro e artesanato, entre outras iniciativas. 

Veja Também