ALAGOAS FEITA À MÃO

Mostrar ao Brasil e ao mundo a arte popular de Alagoas, revelando o talento de homens e mulheres que utilizam diferentes matérias-primas para produzir suas peças, é uma das principais missões do Programa Alagoas Feita à Mão, criado em 2015 pelo Governo de Alagoas. Utilizando barro, madeira, ferro, tecidos, sementes e cascas, couro e fibras, nossos artistas contam histórias, demonstram saberes ancestrais e comercializam seus produtos através de múltiplas plataformas.

Presente nos 102 municípios alagoanos, o programa já cadastrou mais de 15 mil artesãos, de acordo com dados do Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB). O mapeamento é essencial para preservar o legado criativo, manter a identidade cultural e fomentar a arte popular no estado. Dessa forma, o Alagoas Feita à Mão acompanha o ciclo de produção, capacita e orienta o artesão com o objetivo de promover a melhoria da qualidade de vida de milhares de famílias, que graças à visibilidade de seus trabalhos vivem da arte que produzem.


Para isso, o programa se estrutura em três eixos principais: a promoção e a preservação da identidade e das técnicas artesanais; o fomento e a divulgação dos produtos; e a realização de ações estruturantes que incluem a melhoria das condições de trabalho e o apoio à comercialização de peças. O artesão recebe visitas de censo e curadoria, participa de feiras e rodadas de negócios em todo o país, é incluído nas expedições de lojistas e pode participar, gratuitamente, da plataforma virtual Galeria Alagoas Feita à Mão, que conecta diretamente o artista e o seu cliente.


O programa também leva o nome do estado para eventos locais e internacionais, como a Semana de Design de São Paulo e a Fenearte em Pernambuco, além de desenvolver projetos especiais como a Exposição Preciosa e o Circuito Alagoas Feita à Mão, com obras de artistas populares de Alagoas distribuídas em diversos pontos turísticos de Maceió.

O artista popular tem acesso a todos esses benefícios fazendo seu cadastro e mantendo seus dados atualizados. Com isso, ele recebe a Carteira do Artesão, registro do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), expedido em Alagoas pela Gerência de Design e Artesanato da Sedetur (Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo). A carteira também garante isenção da cobrança do ICMS na emissão de notas fiscais avulsas; possibilidade de contribuição para o INSS com valor diferenciado de autônomo; placa da fachada do ateliê com identificação “Aqui tem Alagoas Feita à Mão”, além de um kit com identidade visual do programa para facilitar a comercialização, dentre outras facilidades, como ações de capacitação, acesso a créditos e editais.

Para entrar em contato com o programa basta enviar uma mensagem para o WhatsApp institucional (82) 9 8705-7998 ou acessar o endereço eletrônico www.alagoasfeitaamao.com.br

Notícias Relacionadas

Festival Alagoas Feita à Mão destaca passagem do Dia do Artesão

Leia mais

Veja Também