SECOM - Institucional

Qual o papel da Secom
Compete à Secretaria de Estado da Comunicação com o planejamento, coordenação, execução e o controle da política de comunicação social do Poder Executivo do Estado de Alagoas.

História da Secom (Criação)
Órgão da administração direta do Governo do Estado, a Secretaria de Estado da Comunicação (Secom-AL) foi criada pela Lei 4.644, de 9 de maio de 1985.

Missão
Promover a comunicação do Governo do Estado de Alagoas junto à sociedade, pautado na ética, transparência e proximidade, ampliando o acesso à informação de interesse público.

Visão
Torna-se referência qualificada de informação governamental e de interação, entre o Governo do Estado de Alagoas, os veículos de mídia, a sociedade organizada e o público em geral.

Setores
À Superintendência de Comunicação compete divulgar as atividades institucionais no âmbito publicitário para o fortalecimento da imagem do Governo.

À Superintendência de Jornalismo compete o desenvolvimento de programas e matérias jornalísticos para a rádio, televisão, sites e redes sociais e jornal com a finalidade de divulgação das atividades do Governo.

Compete ao Gerente de Jornalismo assegurar os objetivos do governo em termos de comunicações com o cidadão e funcionários, planejar e supervisionar os trabalhos que envolvem comunicação visual.

Assessoria de Comunicação
Levar a informação ao cidadão, de forma completa, transparente e democrática, colaborando para construir um governo participativo e solidário.

Atribuições
Articular com todas as secretarias e órgãos municipais, captando informações de interesse da população e divulgando-as.

Captar informações vindas da população através da rádio escuta e encaminhá-las aos órgãos competentes para serem tomadas as devidas providências.

Organizar meios rápidos e práticos de acesso e controle da informação.

Manter um Portal de Informações atualizado e que corresponda aos interesses da população.

Gerência de Radiodifusão
O responsável por motivar, treinar e avaliar pontos que devem ser melhorados e, continuamente levar a informação ao cidadão, de forma completa, transparente e democrática, colaborando para construir um governo participativo e solidário.

Assessoria Técnica de Radiodifusão
À Assessoria Técnica compete prestar assessoramento à gerência, organização e o funcionamento dos serviços e atividades, estudar a utilização do espaço, propondo medidas que visem aumentar a eficiência e a produtividade dos trabalhos.

Gerente de Marketing e Publicidade
Elaborar estratégias para aumentar a visualização dos serviços, realizando pesquisas de mercado para detectar as necessidades do cidadão e elaborar projetos que visem satisfazê-las, aumentando o alcance e melhoria da imagem governamental.

Assessoria Técnica de Criação
Compete prestar assessoramento à gerência, pesquisar, criar meios que visem o aumento e melhoria da imagem do Governo.

Gerente de Mídias Sociais
Tem a função de garantir de forma eficaz e eficiente a atualização e interação com a comunidade online.

Assessoria Técnica de Mídias Sociais
Coletar informações dos cidadãos e desenvolver constantemente a qualidade e novas oportunidades que facilitam a construção de uma ligação entre o Estado e seus cidadãos.