27/07/2022 11:25 | Utilidade Pública

UTILIDADE PÚBLICA: Incidência de casos de Covid-19 começa a diminuir em Alagoas, mas cuidados sanitários não podem ser abandonados

Reunião do Comitê de Combate à Covid-19 ocorreu na tarde desta terça-feira (26), na sede da Secretaria de Estado da Saúde

Situação atual da Covid-19 em Alagoas foi apresentado nesta terça

Olival Santos / Ascom Sesau


Bia Alexandrino / Ascom Sesau

O Grupo Técnico (GT) da sala de situação da Covid-19, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), voltou a se reunir na terça-feira (26), para a análise dos dados sobre o novo coronavírus em Alagoas. São levados em consideração os números de casos, hospitalizações e óbitos no Estado. O panorama discutido semanalmente pelo GT é essencial para a tomada de decisão da gestão em saúde pública.

 

Segundo o infectologista Renee Oliveira, chefe do Gabinete de Combate à Covid-19 e demais doenças infectocontagiosas da Sesau, o número de casos confirmados começou a apresentar queda. Inicialmente, foi constatada uma estabilização nos índices e, agora, os casos confirmados começaram a cair em todas as regiões de saúde e em todas as faixas etárias. Também foi percebida uma pequena queda no número de óbitos.

A queda no número de mortes por Covid-19 ainda é muito discreta e os dados sobre hospitalização sinalizam para a estabilização, mas, apesar de o panorama já apresentar redução, não é recomendado abandonar o esquema vacinal, nem o uso de máscara em locais fechados. 


Dados Covid-19 são disponibilizados diariamente

 

A Sesau disponibiliza diariamente, em seu hotsite, o boletim de leitos exclusivos, além do informe epidemiológico da Covid-19. Os dados, que são atualizados diariamente, também auxiliam a equipe técnica a realizar a análise durante as reuniões da sala de situação.

 

O Grupo Técnico mantém o monitoramento permanente para garantir número suficiente de leitos, capacitação profissional e protocolo de manejo nas unidades de saúde do Estado. Esse monitoramento da situação da Covid-19 é realizado desde o início da pandemia, em 2020, e todas as semanas do calendário epidemiológico são analisadas para fins de gestão em saúde pública.

 

O Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde de terça-feira (21) apresenta 144 casos de Covid-19 em Alagoas. No total, são 317.083 casos confirmados desde o início da pandemia, dos quais, 1.000 estão em isolamento domiciliar. Outros 308.614 pacientes já finalizaram o período de isolamento, não apresentam mais sintomas e, portanto, estão recuperados da doença. Há 3.592 casos em investigação epidemiológica e foi registrado um óbito. Com isso, Alagoas contabiliza 7.055 mortes por Covid-19.

 

Já com relação à ocupação de leitos, dos 352 criados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) para atender, exclusivamente, pacientes com suspeita e confirmação de infecção pelo novo coronavírus e por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), 92 estão ocupados, o que corresponde a 26% do total. Atualmente, 34 pacientes estão em UTIs, nenhum paciente está ocupando os leitos Intermediários e 58 estão internados nos em enfermarias.

Editorias
Utilidade Pública