18/07/2022 17:45 | Utilidade Pública

UTILIDADE PÚBLICA: Hemoal realiza cinco coletas externas de sangue esta semana para estabilizar estoque crítico

Paralelamente, postos fixos de Arapiraca e Maceió recebem voluntários até o sábado (23)

Para doar sangue, voluntário não pode estar com Covid-19, deve estar usando máscara e portando um documento oficial com foto

Olival Santos / Ascom Sesau


Josenildo Törres / Ascom Sesau

Além de receber candidatos à doação de sangue nos postos de coleta fixos até o sábado (23), o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realiza cinco coletas externas esta semana. O objetivo é estabilizar o estoque de seis das oito tipagens sanguíneas, que estão em estado crítico, conforme dados divulgados nesta segunda-feira (18).

 

Com exceção das tipagens A e O Positivas, que dispõem de 59 e 176 bolsas, respectivamente, as demais estão com número abaixo do preconizado. A tipagem B Negativa conta com apenas uma bolsa de sangue e a B Positiva dispõe de sete.

 

“Em razão do período chuvoso, o comparecimento de voluntários ao Hemoal não tem sido suficiente para atender à demanda dos hospitais e maternidades. Por isso, intensificaremos as coletas externas nesta semana”, ressalta a gerente do Hemoal, hematologista Verônica Guedes.

 

Itinerantes

 

Nesta terça-feira (19), das 8h às 12h e das 13h às 16h, a Unidade Móvel do Hemoal vai estar na Praça Marques da Silva, em Arapiraca. Já em Coruripe, das 9h às 16h, haverá captação de doadores de sangue na Unidade de Coleta e Transfusão.

 

Na quarta-feira (20), a Unidade Móvel coleta sangue em frente à Prefeitura de Chã Preta, das 8h às 12h e das 13h às 16h. Já em Maceió, das 9h às 16h, a ação itinerante ocorre na Faculdade Uninassau, na rua José de Alencar, no bairro Farol.

 

Na quinta-feira (21), a Unidade Móvel do Hemoal retorna à Praça Marque da Silva, em Arapiraca, no horário das 8h às 12h e das 13h às 16h. No mesmo dia, no horário das 9h às 16h, haverá coleta externa na Unidade de Coleta e Transfusão de Coruripe.

 

Critérios para doação

 

Além de ter, no mínimo, 16 anos de idade e peso igual ou superior a 50 quilos, o voluntário deve apresentar um documento de identificação com foto para se candidatar à doação de sangue. É exigido, ainda, que o candidato esteja usando máscara e não pode estar gripado, com Influenza ou Covid-19, sendo necessário aguardar 10 dias, após cessarem os sintomas.

 

O voluntário que tenha contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos, também fica impedido, permanentemente, de se candidatar à doação de sangue. No caso do candidato que tenha colocado piercing ou feito tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação, a doação de sangue só pode ocorrer um anomapós o procedimento.

 

Também ficam impedidas de doar sangue mulheres que estiverem grávidas ou amamentando e deve ser respeitado um intervalo mínimo de três meses entre uma doação e outra. Já quanto ao homem, o intervalo é de apenas dois meses, conforme determinação do Ministério da Saúde (MS).

Editorias
Utilidade Pública