15/07/2021 11:32 | Infraestrutura

Vida Nova nas Grotas construiu confiança entre governo e cidadão, afirma especialista do Insper


Ascom/Setrand


Manuela Mattos

O programa Vida Nova nas Grotas recebeu, nesta quarta-feira (14), a visita de um nome importante para o urbanismo nacional, o pesquisador Tomas Alvim, coordenador do Laboratório de Cidades do Insper, em São Paulo, e referência na área de Urbanismo Social no Brasil, tendo sido um dos principais envolvidos na criação da primeira especialização em Arquitetura e Urbanismo no país.

Alvim, que também é um grande articulador social e profundo conhecedor das intervenções em áreas de alta vulnerabilidade social e está constantemente atento às dinâmicas presentes nesses territórios, visitou o Parque Linear da Grota do Cigano, em Mangabeiras, e a Grota Belo Jardim, no Benedito Bentes, acompanhado pelo secretário de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, e equipe técnica da Setrand.

Para o pesquisador, que descreveu a experiência de conhecer de perto o programa Vida Nova nas Grotas, do Governo de Alagoas, como muito marcante, a relação entre estado e cidadão, e agendas que promovam dignidade e inclusão social em áreas críticas e de pobreza extrema, embora sejam grandes desafios, devem ser prioridade em todos os governos.  


“Estou muito impressionado e gostaria de parabenizar a toda equipe envolvida nesse trabalho. Acredito que o grande desafio dos governantes é promover inclusão social em áreas de vulnerabilidade. O que vi aqui hoje é um exemplo de organismo social, de inclusão, de dignidade e, sobretudo, da construção da confiança entre o governo e o cidadão através das intervenções que atendem as demandas dos moradores, que é o ponto mais importante”, afirmou.

“Esse tipo de agenda é fundamental para o nosso país. Nós vivemos uma situação de vulnerabilidade social extrema e a pandemia exponencializou isso, então são intervenções como essa que podem, de fato, atender o cidadão, aproximar o estado ao cidadão e transformar a vida das pessoas”, frisou Alvim.

Até o momento, já são 71 grotas beneficiadas pelo Vida Nova nas Grotas que, desde 2016, trabalha em parceria com o Onu-Habitat acumulando prêmios e reconhecimentos mundo à fora. Para o secretário Mosart Amaral, o programa Vida Nova nas Grotas cresce a cada dia e surpreende a todos que tomam conhecimento da existência do programa.

“A percepção positiva do Tomas Alvim não só atesta como também é consequência, mais uma vez,  do comprometimento do governador Renan Filho e todos os envolvidos no programa em transformar a vida das pessoas com o básico, permitindo que elas tenham mais qualidade de vida, gerando emprego e fazendo com que elas se orgulhem do lugar onde moram”, declarou o Amaral.