20/10/2023 11:20 | Infraestrutura

Vice-presidente da Casal destaca PPPs e concessões de saneamento de Alagoas em evento

Laura Petri foi uma das palestrantes em painel sobre oportunidades no saneamento, ocorrido em Salvador


Vice-presidente da Casal, Laura Petri (à esq.), destacou ações do Estado que garantiram PPPs e concessões no setor de saneamento


Diego Barros/ Casal

As concessões e Parcerias Público-Privadas (PPPs) na área de saneamento promovidas em Alagoas foram destaque no evento P3C PPPs e Concessões - Regional Nordeste, realizado nessa quinta-feira (19), em Salvador (BA).

O case de Alagoas foi abordado pela vice-presidente de Operações da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), Laura Petri, no painel com o tema “Como usar a combinação entre iniciativa privada e entes estatais para buscar a universalização dos serviços de saneamento na Região Nordeste?”


“Nós apresentamos as particularidades das concessões efetuadas no Estado, os modelos que adotamos, bem como as oportunidades para ambos os setores, tanto público quanto privado, e tratamos também de como tudo isso foi feito em consonância com o Marco Legal e o novo decreto sobre saneamento”, comentou Laura Petri.


Alagoas foi um dos primeiros estados a conceder para a iniciativa privada os serviços de distribuição de água, coleta e tratamento de esgoto, mantendo a Companhia Estadual no processo de captação e tratamento de água bruta, com o objetivo de angariar recursos e garantir a universalização dos serviços. O Estado possui ainda duas PPPs no mesmo setor.


O P3C é especializado no mercado de PPPs e Concessões com foco nos Investimentos em Infraestrutura no Brasil envolvendo empresas, entidades e governos com a missão de envolver essa cadeia para debater sobre a colaboração entre os diferentes atores, com a finalidade de encontrar alternativas para tornar o ambiente de negócios mais previsível e seguro para os investidores no país.


Também participaram do mesmo painel que Laura Petri: Juliana Chequi, diretora de Regulação da BRK; Lucilaine Medeiros, membro do Comitê de Regulação da Aegea Saneamento; e Mauricio Portugal Ribeiro, sócio da Portugal Ribeiro Advogados.