05/04/2023 16:47 | Segurança

Socioeducandos interpretam a Paixão de Cristo e recriam os últimos momentos de Jesus na terra

O espetáculo foi apresentado no Complexo Socioeducativo para uma plateia formada por servidores, familiares e visitantes

Peça é executada há três anos e mostra a disciplina e o comprometimento dos adolescentes com a atividade em grupo

Vitor Beltrão / Ascom Seprev

Everton Dimoni / Ascom Seprev

Adolescentes que cumprem medidas socioeducativas em unidades de internação de Alagoas interpretaram a Paixão de Cristo nesta quarta-feira (5), em celebração à Semana Santa, recriando os últimos acontecimentos do ministério de Jesus na terra. O espetáculo foi apresentado no Complexo Socioeducativo, no bairro do Tabuleiro do Martins, para uma plateia formada por servidores, familiares e visitantes.

Messias Peixoto, educador social responsável pela oficina de teatro, explica que o espetáculo busca motivar a interação social e a cooperação entre os socioeducandos, preparando-os para a vida em liberdade.

“Este é o terceiro ano que executamos a peça e, mesmo com poucos ensaios, os adolescentes mostraram disciplina e comprometimento com a atividade em grupo, surpreendendo a todos com uma atuação impecável. É um momento de muita emoção, tanto pela mensagem que foi transmitida, quanto pelo empenho dos nossos adolescentes para esta realização”, disse o educador.

O socioeducando K.S., de 17 anos, deu vida ao personagem de Jesus Cristo e comoveu o público ao reproduzir os passos do Messias pela Via-Crúcis até o sacrifício na cruz do Calvário. Para o adolescente, a mensagem de transformação pregada por Jesus é uma inspiração para sua vida pessoal.

“É interessante participar de uma atividade como esta, uma vez que eu tomo o exemplo e os ensinamentos de Jesus para minha vida. Hoje, acredito que o tempo passado na medida socioeducativa é um momento para refletirmos sobre nossas escolhas e uma oportunidade de mudança pessoal”, comentou o adolescente.

Coordenado pela Superintendência de Medidas Socioeducativas (Sumese), da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), o Sistema Socioeducativo de Alagoas desenvolve um trabalho transformador na vida de adolescentes e jovens em conflito com a lei. Para a encenação da Paixão de Cristo, foi mobilizado o setor pedagógico da Supervisão de Esporte, Cultura e Lazer da Sumese, além das equipes técnicas e de segurança.

Para a gerente de Desenvolvimento Integral da Superintendência, Cássia Moreno, a apresentação é um meio didático para mostrar aos jovens que eles têm potencial e que são capazes de mudar de vida e seguir no caminho do bem, após a conclusão da medida.

“A Páscoa traz uma mensagem de renovação e o ensinamento de que os nossos adolescentes são capazes de se aperfeiçoar. Eles se integram, participam dos ensaios, assumem o compromisso, e tudo isso é fundamental para a vida lá na frente. Esse é o trabalho pedagógico integrado da Sumese, pelo qual resgatamos os adolescentes e estimulamos essa transformação para que eles possam se reerguer e caminhar na construção de uma nova vida”, afirmou Cássia Moreno.