26/04/2024 14:39 | Educação

Escolas estaduais têm até dia 30 para inscrever redações no Programa Jovem Senador

Estudante autor da redação vencedora representará Alagoas como Jovem Senador em uma semana de vivência legislativa em Brasíl

Concurso oportuniza a estudantes da rede pública representarem seus estados como Jovens Senadores

Ascom Seduc

Camylle Vitória (sob supervisão) / Ascom Seduc

Escolas estaduais têm até o dia 30 deste mês para enviarem para Secretaria de Estado da Educação (Seduc) as redações que irão representá-las na seleção estadual da edição 2024 do Programa Jovem Senador. Este é o mesmo prazo para as unidades de ensino fazerem suas inscrições junto à Seduc.

Organizado pelo Senado Federal, o concurso de redação do Programa Jovem Senador de 2024 oportuniza a estudantes da rede pública representarem seus estados como Jovens Senadores e participarem de uma semana de vivência legislativa no Senado Federal, em Brasília, que, este ano, vai acontecer no período de 05 e 09 de agosto.

Podem participar do concurso jovens de até 19 anos cursando o ensino médio de escolas da rede estadual. Cada escola deve enviar uma redação para a Seduc. Três serão escolhidas, sem ordem de classificação, e enviadas para o Senado. Destas três, uma será selecionada e o autor ou autora se torna o Jovem Senador que representará o Estado de Alagoas.

O tema da redação deste ano será “Os 200 anos do Senado e os desafios para o futuro da democracia”, e os participantes podem ter acesso ao Guia de Redação pela página oficial do Senado Federal.

Ser Jovem Senador

A aluna da Escola Estadual Judith Nascimento, de Messias, Éllydy Mayane Gonçalves, de Messias, representou o Estado na última edição do concurso. A redação de Éllydy foi selecionada dentre as 18.687 inscritas em todo o estado.

“Esta jornada foi mais do que uma experiência política, foi um compromisso com a representatividade e a transformação. Agradeço ao programa Jovem Senador por ser a porta de entrada para uma trajetória que moldou não apenas minha perspectiva política, mas também meu compromisso inabalável com o progresso do Brasil”, relata a jovem.

Sobre o Programa

O Programa Jovem Senador visa ensinar jovens sobre política e cidadania. Eles participam de simulações no Senado durante uma semana e aprendem sobre como as leis são feitas durante a Semana de Vivência Legislativa, que é transmitida pelos canais de comunicação da Casa. Os estudantes autores das redações vencedoras e seus professores orientadores viajam para Brasília com todas as despesas arcadas pelo Senado. Os alunos que já participaram do programa não podem participar novamente.

·  Fim das inscrições - 30/4/2024

·  Seleção da etapa estadual - 24/5/2024