10/03/2023 15:26 | Infraestrutura

Sistema Coletivo do Agreste deve receber nova motobomba nesta sexta-feira (10)

Equipamento adquirido pela empresa Agreste Saneamento será instalado na captação a partir de hoje


Novo conjunto motobomba será instalado na captação do Sistema Coletivo do Agreste, em São Brás

Diego Barros / Ascom Casal


Diego Barros / Ascom Casal

Um novo conjunto motobomba adquirido pela empresa Agreste Saneamento será instalado nesta sexta-feira (10), na captação de água bruta do Sistema Coletivo do Agreste, no rio São Francisco, em São Brás. A captação opera com apenas um equipamento desde o dia 27 de fevereiro e, por essa razão, fornece 50% do volume normal de água.

 

Depois de receber a água da Agreste Saneamento, que é responsável pela operação do sistema e manutenção de seus equipamentos, a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) faz a distribuição do produto em Arapiraca e mais nove cidades da região.

 

Segundo a Agreste Saneamento, um dos dois conjuntos motobombas que estava em operação apresentou defeito e imediatamente foi retirado para manutenção. O conjunto reserva foi instalado, porém, também apresentou problema. Por isso, apenas um equipamento está em operação desde o dia 27.

 

Enquanto os dois conjuntos motobombas seguem em manutenção numa empresa especializada em Recife/PE, a Agreste Saneamento adquiriu um equipamento novo, que está sendo transportado da empresa fabricante até São Brás/AL. A expectativa é de que ele seja instalado ainda hoje (10), quando deverá entrar em operação em fase de testes.

 

O abastecimento de água será recuperado aos poucos e deverá levar até quatro dias para ser normalizado na região, que inclui as cidades de Arapiraca, Olho D’água Grande, São Brás, Campo Grande, Girau do Ponciano, Lagoa da Canoa, Feira Grande e Coité do Nóia. Craíbas e Igaci, que recebem água do Sistema Adutor do Agreste, também são afetadas, visto que recebem complemento de abastecimento do Sistema Coletivo.

 

Durante esse período, a Agreste Saneamento e a Casal estão disponibilizando caminhões-pipa para atender órgãos públicos e serviços essenciais. Para outras informações, a Companhia disponibiliza o Call Center 0800 082 0195.