11/01/2023 15:57 | Infraestrutura

Sistema Adutor do Agreste passa por manutenção preventiva na terça (17) e quarta-feira (18)

Intervenção é necessária para melhor funcionamento de equipamentos e segurança hídrica em três cidades da região

Intervenções ocorrerão na captação de água em Traipu e na Estação de Tratamento de Água (ETA) de Arapiraca

Diego Barros / Ascom Casal

O Sistema Adutor do Agreste (SAA) vai passar por manutenção preventiva na próxima terça (17) e quarta-feira (18). A medida é necessária para o melhor funcionamento dos equipamentos, para evitar problemas sérios e paradas mais longas no futuro e para a segurança hídrica da região.

O trabalho será realizado pela empresa Agreste Saneamento e acompanhado pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP). As intervenções ocorrerão na captação do SAA no rio São Francisco e no booster, ambos em Traipu, e na Estação de Tratamento de Água (ETA) situada em Arapiraca e na adutora.

Os serviços consistem na manutenção preventiva em conjuntos motobombas, válvulas e demais acessórios; inspeção e manutenção em redutores, válvulas, bombas e outros componentes mecânicos; lubrificação; manutenção preventiva em bancos capacitores; reaperto em conexões de painéis elétricos dos conjuntos motobombas e transformadores; manutenção corretiva na adutora de 700 milímetros de diâmetro para retirada de vazamento; limpeza superficial e descarga de fundo, além de limpeza do poço de sucção da captação em Traipu.

Em virtude da manutenção, o sistema precisará ser desativado temporariamente nos dias 17 e 18. Assim, o abastecimento de água ficará interrompido nesse período para Craíbas, Igaci e a parte alta de Arapiraca, formada pelos bairros do Alto do Cruzeiro, Baixa Grande, Brasiliana, Bom Sucesso, Caititus, Capiatã, Cavaco, Cohab Nova, Cohab Velha, Eldorado, Jardim Maria, Jardim Esperança, Novo Horizonte, Planalto, Santa Edwirges, Santa Esmeralda, Senador Arnon de Mello, Senador Nilo Coelho, Senador Teotônio Vilela e Vila São Vicente.

Já na parte baixa de Arapiraca e em outras cidades da região Agreste, o abastecimento não sofrerá interrupções no período, visto que são atendidas através do antigo Sistema Coletivo do Agreste (SCA).

Quando a manutenção for concluída e o sistema reativado, o fornecimento de água será retomado progressivamente, conforme o tempo de pressurização da rede, e o abastecimento voltará ao normal gradativamente nos dias seguintes.

A Casal e a Agreste Saneamento contam com a compreensão da comunidade e solicitam a todos que adotem práticas de consumo consciente de água, evitando o desperdício. Para outras informações, a Companhia disponibiliza o Call Center 0800 082 0195.