03/03/2023 12:47 | Desenvolvimento Humano

SERTANEJAS UNIDAS

Semudh participa de encontro de mulheres sertanejas na Ufal, em Delmiro Gouveia

Evento visou o empoderamento feminino com oficinas, palestras, seminários e discussões de políticas públicas para as mulheres

Ascom Semudh

Bruno Levy / Ascom Semudh

O Coletivo de Mulheres Maria Bonita e a Prefeitura de Delmiro Gouveia, em realizaram nos dias 1 e 2 deste mês, o I Encontro de Mulheres do Sertão, no auditório da Universidade Federal de Alagoas - Campus Sertão. O encontro reuniu mulheres de diversos municípios sertanejos para a realização de conferência e a confecção de um relatório a ser entregue ao Governo do Estado e ao Governo Federal.

A secretária de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh), Maria Silva, a superintendente de Políticas para a Mulher, Elida Miranda, e a gerente de Política para a Mulher, Martha Ferreira, marcaram presença para demonstrar apoio à iniciativa.

“Temos uma importante parceira que podemos contar no Sertão de Alagoas. A prefeita Ziane Costa tem sido fundamental na busca pela valorização da mulher e, em parceria conosco, temos feito trabalhos importantíssimos na defesa das sertanejas”, disse a secretária, acrescentando que a descentralização de políticas em favor das mulheres é essencial para o crescimento da rede de enfrentamento contra a violência doméstica e familiar.

“Temos avançado em Delmiro e em cidades circunvizinhas como Senador Rui Palmeira e Carneiros, a partir as criações de Secretarias da Mulher, Centro Especializado no Atendimento à Mulher em Situação de Violência (CEAM), da Patrulha Selma Bandeira, e também, de Conselhos de Mulheres”, concluiu Maria Silva.

O evento contou com oficinas, palestras e seminários sobre o papel da mulher na sociedade, visando o empoderamento feminino e uma maior participação das mulheres nas decisões de poder.

“É o fortalecimento da rede de mulheres sertanejas para a discussão de políticas para elas. Estes documentos que serão confeccionados a partir desta conferência contará com reivindicações a serem entregues às autoridades competentes”, disse Ana Moura, do Coletivo de Mulheres.

Mês da Mulher

A atividade marca o início das atividades alusivas ao mês das mulher, com participação da Semudh, que é parceira do Coletivo.

De acordo com a superintendente Elida Miranda, a luta das mulheres sertanejas já vem sendo enraizada na cultura da região. n“Não é só um debate que fica restrito à capital. O Sertão tem uma capacidade forte de organização de mulheres em busca dos seus direitos. Apesar dos avanços, precisamos de mais secretarias da Mulher, para uma melhor articulação entre municípios, Estado e União”, concluiu Elida.

O I Encontro de Mulheres do Sertão teve o apoio da Ufal, da Prefeitura de Delmiro Gouveia, além da parceria da Semudh, entidades e prefeituras locais.