30/12/2021 13:36 | SegurançaDireitos Humanos

Semudh e SSP inauguram Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher na Central de Flagrantes da capital

Aberta nesta quarta-feira (29), unidade funciona 24 horas para receber denúncias e garantir atendimento humanizado e acolhimento a mulheres vítimas de violência

Representantes governamentais, Poder Judiciário e sociedade civil participaram da cerimônia de inauguração do NUIAM

Ascom Semudh

Daniel de Oliveira

A mulher vítima de violência ganhou mais uma ferramenta de combate contra a violência doméstica e familiar nessa quarta-feira (29): o Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher (NUIAM) na Central de Flagrantes da capital. O Núcleo terá funcionamento 24h e, além de receber denúncias, acolherá mulheres que sofreram qualquer tipo de agressão.

A NUIAM é fruto de uma parceria entre a SEMUDH e a Polícia Civil de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), e irá garantir um mecanismo de denúncia para a população feminina com um atendimento mais humanizado.

Participaram da cerimônia de inauguração a secretária de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos, Maria Silva; o delegado-geral da Polícia Civil de Alagoas, Carlos Reis; o promotor de justiça e presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos (CEDDH), Magno Moura; o gerente de Polícia das Delegacias de Maceió e área Metropolitana, delegado Valter Nascimento; o coordenador da Central de Flagrantes, agente PC Daniel Pinto; conselheiras do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher (CEDIM) e a equipe da Central de Flagrantes.

Para Maria Silva, a chegada do Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher é uma conquista de grande expressão para o enfrentamento à violência. “Hoje é um dia que vai ficar marcado. Agora, a mulher vítima de violência tem mais um meio para buscar ajuda. Precisamos sempre garantir um atendimento humanizado para garantir os direitos e a dignidade de quem busca a nossa ajuda”.

A secretária da Mulher agradeceu ao delegado-geral da Polícia Civil pela sensibilidade: “Hoje viramos uma página. Isso aqui para as mulheres não tem preço. As mulheres vão se sentir protegidas”, destacou.

Para o promotor de Justiça, Magno Alexandre Moura, presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos, 29 de dezembro de 2021 está marcado como um dia importante para as mulheres. “Destaco a compreensão da Polícia Civil, na pessoa do delegado-geral Carlos Reis, pela sensibilidade a questão dos Direitos Humanos. É uma afirmação de que a mulher é importante, será atendida e acolhida numa sala especial”, frisou.

Já o delegado-geral, Carlos Reis, disse que o espaço destinado à proteção da mulher na Central de Flagrantes da capital é uma conquista de todas as alagoanas. “A voz das mulheres está sendo ouvida. Nós estamos contribuindo para que todas sejam respeitadas enquanto seres humanos”.

“Esta é mais uma medida que a Polícia Civil de Alagoas adota visando a melhoria do atendimento às mulheres que, infelizmente, ainda são vítimas de violência”, pontuou Carlos Reis.

Ele reafirmou a ideia de que, após a conclusão do concurso público para os cargos de delegado, agente e escrivão de polícia, irá colocar a Delegacia de Defesa da Mulher funcionando também durante 24 horas.

Equipe especializada

A NUIAM da Central de Flagrantes conta com uma Sala Lilás para recepção e orientação das mulheres que procurarem ajuda para realizar as denúncias de violência. Lá também é realizado o redirecionamento para órgãos vinculados quer realizam trabalhos de acompanhamento jurídico, psicológico e assistência social.

Na última segunda-feira (27), a equipe multidisciplinar do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) da Semudh realizou a primeira formação com funcionários da Central de Flagrantes sobre os direitos da mulher e, também, a rede de proteção à mulher. Em janeiro, a capacitação continuará e outras turmas também serão instruídas.

Novidades

Na cerimônia de inauguração do Núcleo, Carlos Reis afirmou que, seguindo orientação do governador Renan Filho e do secretário de Segurança Alfredo Gaspar, todos os Centros Integrados de Segurança Pública (CISP) que forem inaugurados de agora em diante terão um núcleo especializado de atendimento à mulher.

“O primeiro CISP que irá contar com estes serviços será o de Palmeira dos Índios. Queremos contar com uma Sala Lilás em todos os CISPs que forem inaugurados a partir de hoje”, disse o delegado-geral da Polícia Civil.