23/05/2023 20:04 | Infraestrutura

Seinfra participa da maior conferência na América Latina sobre a Tecnologia Bim

A Lei de licitações e contratos n° 14.133/2021, determina a obrigatoriedade do uso do BIM em projetos de grande relevância para os órgãos de administração pública


A Superintendente de Obras, Júlia Cleto e pelo Gerente de T.I., Gerônimo Guizelini, representaram a Seinfra

Cortesia


Camylla Klévia/Ascom Seinfra

 A Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) participou, nos dias 22 e 23 de maio, em São Paulo - SP, de uma conferência sobre a implantação do sistema Bim. A Seinfra foi representada pela Superintendente de Obras, Júlia Cleto e pelo Gerente de T.I., Gerônimo Guizelini.

 

A  Building Information Modeling, ou simplesmente, tecnologia Bim, tem como principais características mais rapidez, menos desperdícios de tempo e custos, mais eficácia e segurança. Isso porque permite o acesso, de forma virtual, através de um óculos de alta tecnologia, às obras que serão executadas, possibilitando a antecipação a possíveis erros. Além disso, o sistema oferece acompanhamento por eventograma, criação de cronogramas personalizados para cada tipo de obra e a notificação, de maneira simultânea, para todos os gestores sobre quaisquer eventuais alterações no projeto.

 

“Nossa participação na BIM Forum Conference Brasil tem sido de extrema importância, pois nos permite adquirir um conhecimento mais profundo sobre o BIM e compreender sua dimensão. Estamos explorando diversas soluções e ferramentas, ao mesmo tempo em que estabelecemos contatos e conexões profissionais que aproximam nosso estado do projeto de implantação nacional”, explicou o gerente de T.I da Seinfra, Gerônimo Guizelini.

 

A Bim Forum Conference, acontece com base na lei de licitações e contratos n° 14.133/2021, que determina a obrigatoriedade do uso do BIM em projetos de grande relevância para os órgãos de administração pública.

 

No cronograma da conferência estavam temas como, os pilares da implantação da metodologia BIM, e Bim para a infraestrutura e para o setor de saneamento, assuntos de total relevância para aplicação do método nas obras desenvolvidas pelo governo de Alagoas por intermédio da Seinfra e de outras secretarias estaduais.