05/04/2022 15:30 | Meio AmbienteEducação

Seduc e Semarh implantam pontos de coleta seletiva no Cepa

Além de viabilizar um melhor destino para os resíduos gerados nas escolas, o programa permite trabalhar a conscientização ambiental com os estudantes

Pontos de entrega voluntária podem ser encontrados ao longo do complexo e também nas escolas

Thiago Ataíde / Ascom Seduc

Ana Paula Lins e Márcio Chagas

Maceió tem mais um espaço de incentivo à prática da reciclagem e coleta seletiva: no Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa) agora é ponto de entrega de resíduos sólidos – latinhas, garrafas pet, papel, papelão e plástico, dentre outros. A iniciativa é fruto de parceria entre as secretarias de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e da Educação (Seduc) e conta com o apoio da Cooperativa de Recicladores de Alagoas (Cooprel).

Dois Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) foram instalados na área externa do complexo educacional, em frente ao ginásio do Centro de Desporto e Recreação Professora Cleonice de Barros Lima (CDR). Em breve, uma dessas estruturas será realocada para a entrada do Instituto Zumbi dos Palmares (IZP). Cada uma das escolas do Cepa também receberá o seu PEV.

“Quando a Semarh nos procurou, sabíamos que tínhamos que abraçar esse projeto, não só porque teremos um melhor destino para os resíduos que geramos diariamente nas escolas, mas também porque nos permite trabalhar a conscientização ambiental com nossos estudantes de forma mais ampla”, afirmou o titular da 13ª Gerência Regional de Educação, Cássio Costa, lembrando ainda que a parceria é desdobramento de uma ação ocorrida no final de 2021, quando foi levada ao complexo uma tenda para recolhimento de lâmpadas.

Segundo Ellaine Melo, gerente de resíduos sólidos da Semarh, a ação deve ser levada para outras instituições de ensino. “Trouxemos a instalação dos PEVs para o Cepa para que as cooperativas em Maceió tenham um ponto para fazer a coleta de resíduos. Iniciamos aqui, mas com a proposta de expandir para outras escolas, com capacitação aos alunos e professores, para que possam descartar o material de forma correta. É um benefício não só para o meio ambiente, para que o descarte dos materiais seja feito de forma correta, mas a todos que fazem parte das cooperativas, já que tiram seu sustento por meio da coleta seletiva”, destacou.

Lançamento

Na última terça-feira (29), houve a apresentação dos PEVs. A ação realizada no Cepa, em comemoração à Semana da Água, levou às escolas do complexo palestras voltadas à sustentabilidade e ao meio ambiente, como oficinas de produção de sabão, palestra sobre a forma coleta de descarte de materiais recicláveis e uma oficina com membros da Sala de Alerta com demonstração de como ocorrem as enchentes e o que deve ser feito em caso de estarem em locais com risco de desabamento.