15/06/2023 12:04 | SaúdeInfraestrutura

Reformas preventivas no HGE evitam transtornos em períodos chuvosos

Do telhado aos bueiros, as equipes especializadas foram acionadas para realizar as manutenções necessárias


Reformas preventivas no HGE foram realizadas nos telhados e rede de esgoto,

Thallysson Alves / Ascom Sesau


Thallysson Alves / Ascom Sesau

Uma série de reformas preventivas permitiu que o Hospital Geral do Estado (HGE) enfrentasse o atual período de chuvas sem problemas de estrutura. As obras foram realizadas em áreas como telhados e rede de esgoto, em vários setores. Mesmo com a execução dos serviços, a equipe de engenharia permanece atenta para a realização de algum serviço de emergência.


 


Segundo o engenheiro civil do HGE, Rodrigo Fragoso, todo o telhado foi reparado antes do período chuvoso, e as calhas foram limpas para facilitar o escoamento da água. Uma equipe especializada foi acionada para desobstruir os bueiros e demais locais destinados a receber todo o fluxo de água da chuva.

 

“Esse ano não tivemos mais transtornos, como transbordamentos das calhas causados pelo acúmulo de água. Estamos atentos aos reparos necessários que possam vir a existir, principalmente em caso de precipitações de chuvas que possam ocorrer além do esperado”, afirmou Rodrigo.

 



Dentro da unidade, vários setores passaram por reformas, como o ambulatório, o centro cirúrgico da emergência e enfermarias das Alas C, E e F. Também houve manutenção no Serviço de Abastecimento Farmacêutico (SAF), auditórios, recepção da área azul, Agência Transfusional, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Geral, Serviço de Nutrição e Dietética e escadaria para pedestres na rampa. Os banheiros também foram reestruturados, bem como as salas dos maqueiros, de médicos e repousos.

 

“Quando cheguei ao HGE, observei vários pontos que precisavam ser melhorados e, dessa forma, iniciamos apontando cada um e cobrando os avanços necessários aos setores de responsabilidade. Estamos cumprindo com o nosso dever de continuar prestando assistência à saúde de qualidade e no conforto que os cidadãos precisam”, afirmou o diretor do HGE, Fernando Melro.

 

O HGE é a principal unidade de média e alta complexidade do Sistema Único de Saúde (SUS) em Alagoas. Nos cinco primeiros meses deste ano, o hospital admitiu uma média de 131 pacientes por dia, que tiveram acesso aos cuidados multidisciplinares especializados em cardiologia, neurologia, nefrologia, pediatria, ortopedia, urologia, cirurgia vascular, cirurgia torácica, entre outros.