18/04/2023 13:52 | Infraestrutura

Programas Vida Nova nas Grotas e Vida Nova na Sua Casa seguem transformando vida de milhares de famílias

"Moro aqui há mais de 40 anos e nunca estive tão feliz como estou agora", diz moradora beneficiada por programa habitacional do governo de Alagoas

No interior de Alagoas, a qualidade de vida da população também segue mudando

Felipe Lima/Ascom Seinfra

Camylla Klévia/Ascom Seinfra

“A minha casa era de taipa e, nas primeiras chuvas ela caiu, eu tive o privilégio de ser contemplada e ter uma casa nova. Eu estou muito feliz”. O depoimento emocionado é de Adriana, moradora da cidade de Penedo, que perdeu a casa onde morava com os filhos pequenos em decorrência da enchente que castigou o município no ano de 2022. É pensando em atender às necessidades de pessoas como Adriana que o governo de Alagoas mantém-se firme na execução do plano estratégico para elevar a autonomia e a dignidade da população mais carente.

O Secretário de Estado da Infraestrutura (Seinfra), Rui Palmeira, o governador Paulo Dantas e a primeira-dama e coordenadora geral do programa Vida Nova nas Grotas, Marina Dantas, seguem inaugurando e visitando todas as obras em andamento no segmento habitacional, tanto na capital quanto no interior.

"Minha casa agora está um palacete! Moro aqui há mais de 40 anos e nunca estive tão feliz como estou agora", diz, entusiasmada, dona Edineide dos Santos, moradora do Grutão, beneficiada pelo programa Vida Nova nas Grotas. A casa de dona Neide, como é conhecida por todos na comunidade, apresentava muitos problemas na infraestrutura, dentre eles infiltração e muito mofo. “Era tudo preto aqui, quando chovia parecia uma cachoeira”, completa a moradora, mostrando as paredes e o telhado de seu quarto, referindo-se aos problemas que outrora existiam no local.

Dona Neide conta ainda que, em decorrência do estado de seu quarto, teve que deslocar seu esposo, que é acamado, para outro cômodo da casa. Além desse problema, a moradora relatou já ter perdido alguns móveis devido às muitas goteiras, e tanto ela quanto o marido passaram a ter problemas respiratórios.

A casa da moradora não possuía reboco, a frente da residência era descoberta, o telhado estava muito deteriorado, a área de serviço era aberta e, devido à falta de recursos, as paredes apresentavam infiltrações. “A casa dela estava bem deteriorada. Quando fomos, a primeira coisa que notei foi a quantidade de mofo no quarto que ela e o marido doente dormiam. Seguindo as observações dela e também usando o ponto de vista técnico, a primeira providência que tomamos foi fazer a medição para que fosse feita uma pintura com impermeabilizante antimofo no espaço, proporcionando uma melhor qualidade ao ambiente”, explica Clara Lopes, engenheira responsável pela equipe de políticas habitacionais (SUPHAB) da Seinfra.

O programa desenvolvido através da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), além de melhorar a parte estrutural das residências, também proporciona aos moradores a alegria de realizar sonhos. Ana Cecília é um desses casos de realização. Ela também foi contemplada pelo programa de melhorias habitacionais na grota do Grutão e com isso, pode concretizar um desejo antigo: abrir seu próprio restaurante. Cecília conta que graças às melhorias realizadas, ela teve um alívio financeiro, conseguiu ampliar o local onde trabalha e hoje, ela e toda sua família vivem com o dinheiro ganho através do restaurante que abriu em sua casa. “É a 29ª localidade onde inauguramos o programa Vida Nova nas Grotas. Viva Alagoas!”, comemora o governador Paulo Dantas.

O programa de melhorias habitacionais que já beneficia milhares de maceioenses ganhou uma extensão, o programa Vida Nova na sua Casa, versão que atende às comunidades fora da capital.

No interior de Alagoas, a qualidade de vida também segue mudando. Na cidade do Pilar, governo e prefeitura assinaram ordem de serviço para a construção de um loteamento habitacional.  O valor total do investimento será de mais de R$ 15 milhões, beneficiando 157 famílias de marisqueiras e pescadores da região. O loteamento está dividido em sete lotes, 157 casas serão construídas, cada uma com 60m². Todas com dois quartos, sala, banheiro e lavanderia. O local também terá um espaço reservado para que a prefeitura realize serviços comunitários para os moradores do local.

“Aqui é diferente, a gente assina a ordem de serviço com as obras já em andamento”, disse o secretário Rui Palmeira, referindo-se à construção do conjunto das marisqueiras no Pilar. O loteamento possui todo o sistema de esgotamento e infraestrutura necessários. O empreendimento está localizado às margens da lagoa, o que facilitará a vida e o trabalho das famílias de marisqueiras e pescadores do município.

Adriana dos Santos, moradora de Poço das Trincheiras, não conseguiu conter a emoção ao falar de seu novo lar. “A minha casa, quando chovia, molhava tudo. A minha filha vive doente. Agora eu estou muito feliz em ganhar essa casa linda e maravilhosa!”, diz Adriana, tentando segurar as lágrimas ao agradecer ao governador Paulo Dantas, ao secretário Rui Palmeira e ao prefeito Valmiro Costa pelo trabalho que vem sendo desenvolvido no município.

Para Poço das Trincheiras, o governo de Alagoas destinou quase R$ 9 milhões provenientes do Tesouro Estadual para o programa de melhorias e para a construção de 50 unidades habitacionais. Através dos programas realizados pelo governo por intermédio da Seinfra, a cidade do interior alagoano beneficiará, ao todo, 350 famílias com baixa renda que vivem em condições insalubres de moradia, garantindo dignidade habitacional e melhoria na qualidade de vida dos moradores da região.

“Sentir a energia dos alagoanos, conversar com a população e ver o brilho nos olhos e o sorriso de milhares de beneficiados pelos programas do governo do estado não tem preço. A demonstração de carinho e gratidão falam por si só”, enfatiza o secretário Rui Palmeira.