15/04/2024 14:33 | Segurança

Polícia Militar promove Exposição Tiradentes a partir desta quarta-feira

Mostra é uma homenagem ao patrono da instituição militar



Ascom / PMAL

A Polícia Militar de Alagoas promove a partir desta quarta-feira (17), no Maceió Shopping, no bairro Mangabeiras, a Exposição Tiradentes. A mostra, que segue até a sexta-feira (19), é uma homenagem ao patrono da Corporação, e será aberta à visitação das 10h às 22h, de forma gratuita.

 

Na mostra serão expostas viaturas históricas da Corporação, bem como os modelos operacionais atuais, além de equipamentos e integrantes das diversas unidades da PM. O público poderá interagir com os militares presentes. 

 

A exposição contará com representantes de batalhões como o de Operações Policiais Especiais (Bope), Ambiental (BPA), Cavalaria (RPMon), Trânsito (BPTran), Escolar (BPEsc) e Rotam. Outra atração será a Banda de Música da PM, que se apresentará às 18h no primeiro dia de exposição, na Praça de Alimentação.

 

Tiradentes

 

Joaquim José da Silva Xavier, que entrou para a história com a alcunha de Tiradentes, foi militar, alferes e integrante da chamada Inconfidência Mineira. O movimento sonhava com um Brasil livre do domínio de Portugal.

 

A conspiração foi descoberta e seus integrantes foram presos. Alguns foram condenados ao exílio na África, mas Tiradentes foi morto em praça pública no dia 21 de abril de 1792 – data que foi instituída como Dia de Tiradentes e das Polícias Militares.   Devido à sua bravura e representatividade como mártir da liberdade, foi transformado em herói nacional e patrono das Polícias Militares do país.

  

Exposição Tiradentes


Data: 17 a 19 de abril de 2023

Horário: 10h às 22h

Local: Maceió Shopping (Mangabeiras, Maceió)