28/05/2022 16:19 | InfraestruturaAssistência Social

Paulo Dantas coloca estrutura do Governo à disposição dos municípios atingidos pelas chuvas

Governador esteve em São Miguel dos Campos, Feliz Deserto e Coruripe, onde visitou locais que estão acolhendo os desabrigados


Marco Antônio/ Agência Alagoas


Carlos Victor Costa/ Agência Alagoas

O governador Paulo Dantas vistoriou, neste sábado (28), áreas atingidas pelas chuvas em três municípios alagoanos e reforçou o compromisso do Estado de investir permanentemente na prevenção de enchentes nas regiões e na assistência para a população atingida. 

Em São Miguel dos Campos - município que tem o maior número de pessoas afetadas, com 3.829 desabrigados e desalojados, de acordo com o último boletim da Defesa Civil Estadual -, Paulo Dantas percorreu, ao lado do prefeito George Clemente, o povoado Coité de Baixo e os bairros Humberto Alves, José Torres Filho e Paraíso, áreas mais afetadas da cidade miguelense. Ele também esteve em alguns abrigos que estão recebendo os moradores que tiveram suas residências atingidas pelas chuvas. 

"Nós estamos passando por esses locais hoje para dizer à população que o governo vai auxiliar de todas as formas para nós enfrentarmos esse problema da melhor maneira possível. Vamos disponibilizar todos os equipamentos necessários para reconstrução de estradas, pontes e barragens, se for o caso. Vamos atuar de maneira integral no cuidado das pessoas", afirmou Paulo. 


Ainda em São Miguel, o governador informou que o Governo vai doar em breve dois caminhões compactadores que vão ajudar na limpeza do município, além de uma retroescavadeira para auxiliar na reconstrução da cidade  pelo período de 30 dias.  Como também cestas básicas para as famílias que estão nos abrigos. 

"As chuvas alagaram toda parte baixa do município, então ficaram mais de 2 mil casas danificadas. O estrago é muito grande. Temos muitas pessoas em abrigos, nas casas de parentes e muitas pessoas perderam seus pertences. O município sozinho não consegue resgatar tudo isso. A gente tem que buscar ajuda junto ao Governo do Estado para que ele seja o parceiro para cuidar do maior patrimônio do nosso município, que são as pessoas", disse o prefeito George Clemente. 


Feliz Deserto 

O município de Feliz Deserto também teve vários pontos atingidos por alagamentos ocasionados pelas chuvas, o que deixou prejuízos a centenas de famílias que vivem em áreas de riscos. Lá, 123 pessoas estão desabrigadas e 265 desalojadas. 

Durante visita neste sábado, Paulo esteve com a prefeita Rosiana Beltrão e, juntos, percorreram trechos do município afetados pelas chuvas. Na ocasião, o governador pontuou que a visita serve para conhecer de perto o estrago causado. Ele visitou o local que está recebendo os desabrigados e se comprometeu a resolver a situação da dragagem do Rio Canduipe, que segundo a prefeita Rosiana é o que causa os alagamentos no município.

A prefeita Rosiana Beltrão  destacou o apoio do Governo. "Quero muito agradecer a presença do governador em Feliz Deserto. As primeiras 72 horas são cruciais para a gente. Então a presença dele junto ao nosso povo nos dá uma segurança de que teremos impactos para minimizar o sofrimento da nossa gente". 


Coruripe 

Já em Coruripe, que contabiliza mais de 350 pessoas desabrigadas, o governador Paulo, ao lado do prefeito Marcelo Beltrão, visitou o local que está recebendo as famílias que tiveram suas casas afetadas pelas chuvas. 

Na ocasião, o governador informou que, nos próximos dias, ele estará retornando aos municípios atingidos para entregar todos os auxílios necessários para as pessoas que foram afetadas. "Os prefeitos estão preparando um relatório mais detalhado e esses benefícios chegarão o mais breve possível". 

O gestor de Coruripe, Marcelo Beltrão, agradeceu o apoio dado pelo governador Paulo. "O sentimento do Paulo é o de cuidar das pessoas e isso nos deixa confortável por saber que podemos contar com ele. Nós tivemos problemas com as pontes daqui, as pessoas não estão conseguindo acesso, e ele prontamente se colocou à disposição. Veio nos trazer uma mensagem de conforto. Está junto conosco para  restabelecer a normalidade do município", destacou. 


Sobrevoo

Neste sábado, o secretário de Segurança Pública, Flávio Saraiva, e os comandantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Paulo Amorim e coronel Wolbeck, respectivamente, também sobrevoaram os municípios atingidos pelas chuvas no estado. 

De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Wolbeck, já é perceptível a diminuição do volume de água nos rios que transbordaram, mas ainda há uma situação crítica de alagamento, que preocupa. 

"A gente pede às pessoas que estão margeando essas áreas alagadas que se retirem do local e, dentro do possível, se tiverem alguma dificuldade, comuniquem ao Corpo de Bombeiros ou à Defesa Civil do local para que possamos usar nosso poder operacional, resgatar essas pessoas e proteger a vida delas dentro do possível". 

Até o final da tarde deste sábado, 6.953 pessoas tinham sido afetadas pelas intensas chuvas que atingem o estado desde o início da semana, em 33 municípios alagoanos.