03/11/2022 11:29 | Infraestrutura

Obras de revitalização vão devolver o glamour da Praça dos Martírios

Referência turística no centro de Maceió, logradouro está sendo recuperado pelo Estado

Marco Antônio / Agência Alagoas

Welligton Santos / Agência Alagoas

A Praça Marechal Floriano Peixoto, mais conhecida como Praça dos Martírios, localizada no Centro de Maceió, passa por uma ampla obra de recuperação, que vai revitalizar a importância histórica e arquitetônica desse símbolo turístico.

A obra, na ordem de R$ 3 milhões, está sendo executada pela Secretaria de Estado de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand), que também é responsável pelo projeto básico de arquitetura e urbanismo. O prazo para execução dos serviços é de 180 dias (seis meses).

Um dos pontos altos da obra é a recuperação da fonte luminosa de águas dançantes que voltará a abrilhantar o espaço, Contempla também a elaboração de um projeto que resgata não só sua importância histórica como “praça do poder”, uma referência ao antigo Palácio de Governo, como também reforça o marco de centralidade turística da capital,  Maceió.

Histórico

A praça agrega o chamado “conjunto arquitetônico dos Martírios”, um sítio histórico tombado pelo Patrimônio Estadual, por meio do Decreto nº 38309/2000. Na última intervenção, iniciada em 2002 e finalizada em 2005, no governo de Ronaldo Lessa, foi feito o fechamento da rua que passava em frente ao Palácio, transformada num calçadão, e implantado o Largo das Bandeiras, onde se encontram os pavilhões dos 102 municípios alagoanos. Completam o conjunto arquitetônico da Praça Marechal Floriano Peixoto, o prédio da antiga Intendência Municipal, o Museu Pierre Chalita e a Igreja Bom Jesus dos Martírios que, recentemente, também passaram por obras de recuperação.

A Praça dos Martírios foi inaugurada no dia 24 de dezembro de 1908, no Governo Euclides Vieira Malta, já contando com iluminação elétrica. Após a inauguração, a praça exibia 20 postes de bronze e 40 bancos no estilo “art-noveau”. O destaque da nova praça era o monumento ao Marechal Floriano Peixoto, cuja presença na praça era tão importante que logo ela deixou de ser denominada “Praça dos Martírios” para ser a Praça Marechal Floriano Peixoto. A Lei Municipal nº 28, de 21 de maio de 1914, foi assinada pelo intendente e farmacêutico Firmino de Aquino Vasconcelos.

A primeira reforma do logradouro se deu em 1936. No início dos anos de 1960, quando Luiz Cavalcanti era o governador e Sandoval Caju o prefeito de Maceió, a praça passou por nova intervenção. Desta feita foi construída a Galeria Rosalvo Ribeiro, cuja cobertura funcionava como palco para espetáculos, além da instalação de uma fonte sonora e luminosa. A inauguração se deu no dia 16 de setembro de 1963.