10/07/2023 22:21 | InfraestruturaDesenvolvimento Humano

Obras de infraestrutura do Governo de Alagoas vêm salvando vidas em Maceió

Investimento em serviços nas grotas da capital nos últimos anos tem evitado tragédias no período chuvoso

Vida Nova nas Grotas trouxe dignidade e segurança para os moradores da capital

Pei Fon/ Agência Alagoas

Carlos Victor Costa / Agência Alagoas

Mesmo recebendo um volume de água acima do estimado devido às chuvas dos últimos dias, Maceió não registrou óbitos. Um dos motivos que justifica essa situação é o investimento de mais de R$ 200 milhões feito pelo Governo de Alagoas em sistemas de acesso às grotas, ordenamento de águas, proteção de barreiras e de encostas, através do premiado programa Vida Nova Nas Grotas, uma parceria com o ONU-Habitat – Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos.

O Vida Nova nas Grotas já beneficiou 71 grotas em Maceió, 50 com obras concluídas e já entregues e 21 que estão em andamento. Entre obras de infraestrutura urbana e habitacional são mais de 125 mil beneficiados pelo programa desde o seu início. O programa beneficiará todas as 100 grotas existentes em Maceió ao longo dos próximos anos. Como prevenção ao período de chuvas e possíveis riscos de desabamento, as comunidades são contempladas com intervenções estruturais que incluem a construção de escadarias, pontilhões e passeios, muros de arrimo, meios-fios e caneletas, além da pintura de casas

O governador Paulo Dantas ressaltou que o Governo do Estado vem atuando em todas as frentes e em Maceió têm contribuído para amenizar a situação resultante das chuvas torrenciais para, inclusive, salvar vidas. “Aqui em Maceió, por exemplo, o governo tem investido no programa Vida Nova nas Grotas, trabalho reconhecido inclusive pela ONU-Habitat que, com certeza, tem ajudado a amenizar a situação das pessoas que moram nessas localidades, principalmente nessa época de chuvas”, lembrou.

A dona de casa, Maria Aparecida, de 63 anos, moradora da Grota São Cristovão, no Benedito Bentes, lembra que antes dos investimentos do Governo de Alagoas através do Vida Nova nas Grotas, a casa onde morava ficava em uma barreira, onde quando chovia a lama caia dentro do seu imóvel.  “Meu marido acordava já na lama, foi aqui que o Governo nos ajudou. O governador fazendo esse trabalho é muito importante, é coisa boa pra gente. Hoje podemos dormir tranquilamente sabendo que estamos seguros, pois com as obras do Vida Nova o lamaceiro deixou de existir” .

A Edjany Lopes mora na Grota do Grutão há 15 anos e segundo ela a comunidade era toda no barro, quando chovia a situação ficava precária. “A gente mal andava, porque um ou outro caia e hoje a situação está bem melhor com a obra do Governo nas Grotas. As obras que foram feitas nas grotas de Maceió impediram que as chuvas causassem uma verdadeira tragédia. Essas obras salvaram e salvam vidas”.

Decreto

O governador Paulo Dantas anunciou nesta segunda-feira que incluirá Maceió no Decreto de Situação de Emergência entre os municípios que foram atingidos pelas chuvas torrenciais que caem no Estado desde o fim de semana.  De acordo com a Defesa Civil Estadual, no último boletim divulgado, em Maceió 327 pessoas foram afetadas. Desse total, 211 estão desabrigadas e outras 116, desalojadas. O governo também realizou a distribuição de alimentação, cestas básicas para as famílias desabrigadas e desalojadas. Além de colchões de espuma, pacotes de água mineral e diversos kits de higiene.