20/03/2023 09:01 | Infraestrutura

MÉRITO

“Me sinto abençoada por trabalhar com tanta gente boa”, diz terceira entrevistada da série Mês da Mulher Seinfra

Vivianne Gama atua como assessora especial no órgão há mais de 30 anos


Vivianne: “a comemoração do dia 8 de março é por merecimento. A mulher é uma guerreira”

Felipe Lima/Ascom Seinfra


Camylla Klévia/Ascom Seinfra

Durante muito tempo as mulheres foram vistas apenas como figuras secundárias, sem valor e sem direitos perante a sociedade. Inconformadas com essa situação, um grupo de operárias decidiram, em 1917, lutar por melhores condições de vida, de trabalho e pela valorização do sexo feminino. Em homenagem a tanta força e resistência, a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) decidiu contar as histórias de suas servidoras e, através dessas, inspirar muitas outras.

 

Nesta terceira semana, iremos conhecer Vivianne Maria Vasconcelos Gama, filha de um servidor público e de uma professora, assessora especial da Seinfra e servidora pública há mais de 30 anos.

 

Vivianne é formada em administração, se descreve como comunicativa e acolhedora e relembra com muito orgulho da sua chegada à secretaria. “Quando cheguei aqui eram apenas 11 cargos comissionados, a secretaria ainda era muito pequena e aos poucos foi crescendo. Me sinto muito abençoada por trabalhar com tanta gente boa”, conta Vivianne. A servidora relata que o convite para trabalhar na secretaria partiu de uma amiga, quando ainda era estagiária na extinta Companhia Energética de Alagoas (Ceal). “Sempre fui muito comunicativa e gostei de fazer amizades. Uma amiga me falou da criação da secretaria, vim trabalhar aqui através de convênio e depois de algum tempo passei para cargo comissionado”, completa.


 

Apesar de muito alegre e espontânea, Vivianne conta que viveu dois momentos terríveis: a morte de sua mãe e de seu esposo. Ela explica que foram perdas irreparáveis, mas, que com muita fé e apoio de seu pai e familiares, conseguiu superar a dor.

  

“Espaço conquistado com muita luta”

 Vivianne Gama começou suas atividades na Seinfra trabalhando diretamente no gabinete e hoje é a responsável por despachos de processos, publicação de portarias, ofícios e outros serviços burocráticos. Quando cogitada sobre a importância da mulher no mercado de trabalho e no serviço público, ela diz que é tudo por mérito, muita competência e fala sobre a cultura a qual as mulheres eram submetidas: “Inclusive a comemoração deste dia 8 de março é por merecimento. A mulher é uma guerreira. As mulheres eram criadas para casar, tomar conta de casa, lavar, passar e cozinhar. Esse espaço conquistado é fruto de muita luta, e espero que venham muitas outras conquistas", ressalta Vivianne.