10/03/2023 12:41 | InfraestruturaDesenvolvimento Humano

Marina Dantas reúne 40 lideranças femininas em comemoração ao mês da mulher

Confraternização teve como objetivo fortalecer políticas públicas direcionadas à população mais vulnerável

Lula Castello Branco

Karina Lima Moraes / Ascom Vida Nova nas Grotas

“Ser mulher é ser anseio. É a coragem, a garra, sem receios. É ser você, viva, vibrante, verdadeira, só no seu devaneio”, descreve Ana Alice Mendonça Curvêllo, em homenagem às mulheres. A escritora esteve presente ao evento promovido pela coordenadora-geral do programa Vida Nova nas Grotas e primeira-dama de Alagoas, Marina Dantas, para 40 lideranças femininas, em comemoração alusiva ao Mês da Mulher, no Palácio República dos Palmares.

O encontro teve como objetivo fortalecer as políticas públicas direcionadas à população mais vulnerável, conforme ponderou Marina Dantas. “Poder contribuir positivamente na vida das pessoas é muito gratificante. Por isso, sinto-me muito feliz com este encontro. Agradeço a presença de todas. Já estive anteriormente com algumas de vocês e terei a oportunidade de voltar às comunidades e visitar novas grotas. Irei retornar já com os serviços prontos. Algumas demandas foram liberadas pelo governador Paulo. Nós somos mulheres aguerridas, com potencial, e vamos usar esse potencial, mostrando nosso trabalho, nossa competência e ajudando os que mais precisam”, explicou.

A coordenação do programa Vida Nova nas Grotas vem articulando uma série de ações voltadas à população residente em assentamentos precários, localizados em grotas de Maceió. Para isso, promove reuniões com diversas pastas do Estado e permanece em contato com parceiros estratégicos. Muitas políticas públicas estão direcionadas às mulheres de diferentes faixas-etárias, em uma articulação que envolve também lideranças femininas.

A líder comunitária Flávia Lucena, da grota do Grutão - local cuja intervenção do Estado promoveu uma série de benfeitorias em obras de mobilidade urbana e de melhorias habitacionais -, falou da importância deste encontro. “É uma satisfação muito grande atender ao convite da primeira-dama, Marina Dantas. Todas nós, lideranças femininas, nos sentimos representadas por ela. É muito gratificante sermos reconhecidos pelo governo do Estado e trabalharmos juntos para nossas comunidades”, avaliou.

O evento faz parte das comemorações pelo Mês da Mulher, data que reforça as estratégias de proteção da população em maior situação de vulnerabilidade. Como pontuou Dione Cavalcanti, empresária do litoral norte e representante da grota do Facão.

“Hoje é um dia muito importante, porque nossa primeira-dama, Marina Dantas, convidou as mulheres que fazem parte das grotas e das periferias de Maceió para dar um olhar diferenciado às questões voltadas a essas comunidades, para criar mais proteção social. Marina, com todo o seu empenho, com toda a sua garra, uma mulher guerreira como todas nós, nos reuniu para darmos as mãos no melhor caminho para Alagoas”, ressaltou.

O encontro contou com a sessão de autógrafos do livro “Paradigmas do Envelhecimento”, de Ana Alice de Mendonça Curvêllo, que esteve acompanhada por sua filha, Lili Curvêllo, vice-prefeita de Jequié da Praia. Além de Marcela Barbosa, esposa do presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas, o deputado Marcelo Victor, e de representantes de entidades da sociedade civil.