24/03/2022 11:10 | Infraestrutura

Infraestrutura: Seinfra fiscaliza andamento das obras de esgotamento no Litoral Norte


Ascom/Seinfra


Ascom/Seinfra

Nessa quarta-feira (23), o secretário de Infraestrutura de Alagoas, Maurício Quintella, esteve com a equipe de engenheiros e assistentes sociais na fiscalização do andamento das obras de esgotamento sanitário nos municípios de Maragogi, Porto de Pedras e Passo de Camaragibe, Litoral Norte do estado. A visita às obras teve o intuito de dar celeridade ao projeto, bem como esclarecer para a população sobre como se darão as obras e quais benefícios trarão para a região.

Um dos objetivos do projeto, além de proporcionar uma melhor qualidade na saúde pública e entregar o básico à população, é impulsionar o crescimento econômico através do turismo, contribuindo assim para que Alagoas se mantenha no ranking dos destinos mais procurados do Brasil, ganhando ainda mais visibilidade internacional e conseguindo mais investimentos para a infraestrutura da região.

Somente no tratamento de esgoto dos municípios contemplados serão investidos mais de R$ 275 milhões, recursos obtidos junto ao Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). O projeto inclui rede coletora, estações de tratamento de esgoto e construção de emissários. Serão beneficiadas cerca de 90 mil pessoas em todo o litoral. Além disso, também serão investidos outros R$ 297 milhões em obras de abastecimento de água nos cinco municípios, por meio de recursos do Tesouro Estadual.  A previsão para conclusão das obras é em 2024.

Sobre o suporte que a secretaria de infraestrutura tem dado aos moradores das áreas contempladas, Maurício Quintella faz questão de destacar a importância do setor social da secretaria. O secretário enfatiza que o trabalho social que vem sendo desenvolvido junto aos moradores é de suma importância, uma vez que transtornos são inevitáveis mediante a grandeza das obras.

A Superintendente de Projetos Socias, Vanessa Martins, explicou que a população tem recebido os técnicos muito bem e têm se mostrado consciente sobre a importância dos projetos para os municípios. Vanessa ressaltou ainda que, enquanto houver execução de obras, o setor social estará acompanhando e, antecipando-se às obras junto aos moradores, para explicar o que e como as obras serão desenvolvidas em cada região, fazendo uso, inclusive, de toda sistemática necessária, como visitas domiciliares, palestras e plantões sociais em escolas e igrejas, tudo isso visando fortalecer a parceria entre população, construtora, prefeituras e estado.

O secretário Maurício Quintella fala com orgulho sobre o avanço e a importância das obras “Sem dúvida nenhuma isso vai transformar a vida das pessoas daqui do Litoral Norte. Nós vamos dar um salto civilizatório, vai melhorar a saúde, o meio ambiente e a economia através do turismo. Essa é uma das obras mais importantes dessa região, saneamento significa mais saúde, mais educação, valorização dos imóveis, cuidado com o meio ambiente e desenvolvimento econômico”.