03/03/2023 11:53 | Infraestrutura

Governo inaugura neste sábado (4) obras de infraestrutura em mais uma grota de Maceió

Grota do Gelo recebeu serviços de acessibilidade e mobilidade urbana, que buscam garantir segurança e inclusão territorial aos moradores da capital


Obras de acessibilidade e mobilidade urbana garantem segurança e inclusão territorial aos moradores da grota do Gelo

Lula Castello Branco / Ascom Vida Nova nas Grotas


Karina Lima Moraes / Ascom Vida Nova nas Grotas

O Governo de Alagoas inaugura, neste sábado (4), às 9h, as obras de infraestrutura realizadas em mais uma grota de Maceió. Desta vez, serão beneficiados os moradores da grota do Gelo, localizada no bairro do Jacintinho, que recebeu serviços de acessibilidade e mobilidade urbana, garantindo segurança e inclusão territorial à população local. O evento contará com as presenças do governador Paulo Dantas, da primeira-dama, Marina Dantas, entre outras autoridades.

 

Com investimento superior a R$ 600 mil, foram implantados mais de 2.800 metros de escadarias, canaletas, corrimãos, muros de contenção e meios-fio ao longo de toda a área, além de mas de 1.300 m² de passeio. A grota do Gelo tem 960 habitantes, distribuídos em 240 moradias, e está localizada na Região Administrativa 05 da capital.

 

Das 100 grotas existentes em Maceió, cinquenta e três delas estão com obras concluídas pelo Governo do Estado e 21 se encontram em fase de execução. Os serviços estruturais das 74 grotas foram realizados pela Secretaria de Estado do Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand). As melhorias habitacionais serão realizadas pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), que já fez o trabalho de demarcação das casas e irá aplicar questionário socioeconômico.

 

As obras da grota do Gelo fazem parte do programa estadual Vida Nova nas Grotas, responsável pela intervenção urbana em áreas de vales sinuosos, conhecidos popularmente como “grotas”, as quais funcionam como calhas naturais de escoamento de águas da chuva, que seguem da parte alta da cidade, o “tabuleiro”, para lagoas e mares da parte baixa, a planície. Essas áreas são ocupadas pela população de Maceió em precárias condições de moradia e de acesso aos serviços públicos.

 

O Vida Nova nas Grotas conta com coordenação própria desde janeiro de 2023 e tem parceria com o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) já em 2017, quando fechou Acordo de Contribuição a partir do programa estadual "Pequenas Obras, Grandes Mudanças” em vigor durante o ano de 2016.

 

SERVIÇO:

Inauguração de obras da Grota do Gelo

Local: Grota do Gelo

Data: Sábado, 4 de março de 2023

Horário: 9h

Endereço: Rua Manoel Viana, Parte alta da Grota do Gelo, Jacintinho