19/01/2023 15:45 | InfraestruturaAssistência Social

Governo entrega 28ª Creche Cria em Inhapi

Município também foi contemplado com obras do Pró-Estrada e recursos para a construção de escola indígena

Marco Antonio / Agência Alagoas

Fábia Assumpção / Agência Alagoas

A 28ª Creche Cria foi entregue na manhã desta quinta-feira (19), pelo governador Paulo Dantas, ao município de Inhapi. O equipamento vai beneficiar 200 crianças de 0 a 3 anos, cujas famílias vivem em situação de vulnerabilidade, recebendo investimento de R$ 4,5 milhões.

Até 2024, o governo do Estado pretende entregar 200 creches Cria em todos os municípios alagoanos. "Vamos continuar trabalhando com intensidade, velocidade e dinamismo, para que o povo do alto Sertão receba obras importantes do governo", afirmou Paulo Dantas.

A secretária de Estado da Primeira Infância, Paula Dantas, destacou a importância da entrega de mais uma Creche Cria para melhorar a qualidade da educação na primeira infância. "Temos que ver os Programas do Cria como um todo. A creche assegura dignidade e segurança alimentar a essas crianças. No espaço, elas são acompanhadas, recebem uma alimentação de qualidade e participam de atividades pedagógicas, com professores especializados, garantindo o seu desenvolvimento neurocognitivo”.

A secretária executiva de Educação, Roseane Vasconcelos, acentuou a importância das creches para que as crianças tenham um melhor desenvolvimento escolar até o ensino médio. "Crianças que frequentam uma creche estarão mais preparadas para toda sua vida educacional", afirmou.

Ainda na solenidade, o governador e o prefeito de Inhapi, Tenorinho Malta,  assinaram ordem de serviço para a construção de uma escola indígena, que vai beneficiar mais de 200 crianças e jovens da comunidade Kouipanká. O Estado vai repassar ao município, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), R$ 3,1 milhões para a execução da obra. O deputado estadual Ronaldo Medeiros participou do evento.

"Ao todo, serão construídas 12 escolas indígenas no Estado. Também já estamos licitando a construção de 25 escolas de 12 salas de aulas e 50 com seis salas. Onde for preciso levar escola de ensino médio, nós vamos levar, inclusive em Maceió”, disse o governador.

Pró-Estrada

Ainda em Inhapi, Paulo Dantas fez a entrega de 5,5 km de pavimentação asfáltica, com investimento de R$ 4,6 milhões do Programa Pró-Estrada, executado pela Secretaria de Estado de Transportes e Desenvolvimento Urbano (Setrand).

Segundo o secretário-executivo da Setrand, Alcides Tenório, também já está em fase de conclusão a pavimentação em paralelepípedo de mais 22 ruas em Inhapi, no valor R$ 3,6 milhões, por meio do Programa Minha Cidade Linda. "Haverá ainda uma segunda etapa, que vai investir mais R$ 1,8 milhão, totalizando R$ 8 milhões em investimentos no município", observou Alcides.

Ele destacou a importância do Programa Pró-Estrada para os municípios, principalmente os menores, que não têm capacidade de investimentos para esse tipo de obra. "É um programa exitoso que está tendo continuidade, que demonstra a visão municipalista do atual governo".

O prefeito Tenorinho Malta agradeceu ao governador Paulo Dantas por todas as obras que o município vem recebendo do Estado, a exemplo da Creche Cria, da escola indígena e a pavimentação de ruas. “Em 2001, Inhapi não possuía nenhuma creche e, agora, com a inauguração da Creche Cria, a cidade passava a contar com dois equipamentos para atender às crianças do município”, disse.

Tenorinho Malta falou da importância da execução das obras do Pró-Estrada e Minha Cidade Limpa para o município, dizendo que a pavimentação das ruas deixa a cidade mais limpa e bonita. Ele também elogiou a melhoria da segurança na cidade, com a recente inauguração de uma unidade do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp). “Antes, nós pagávamos o aluguel de uma casa para abrigar a delegacia local e, agora, nós temos o Cisp totalmente estruturado", observou.

O governo do Estado também está investindo R$ 18 milhões na construção de um estádio poliesportivo em Inhapi. "Ao todo, já recebemos mais de R$ 30 milhões do Estado em obras que beneficiam e melhoram a qualidade de vida da nossa população", finalizou o prefeito.