14/10/2021 19:28 | InfraestruturaEducação

Governo do Estado assume construção de creches e autoriza mais duas unidades no interior

Santana do Ipanema e São José da Tapera receberão o Mais Creches CRIA, com recursos próprios do Estado

Márcio Ferreira

Severino Carvalho

O governador Renan Filho e o secretário de Estado da Educação, Rafael Brito, assinaram, nesta quinta-feira (14), as ordens de serviço para a construção de duas creches do Programa CRIA – Criança Alagoana, uma em Santana do Ipanema e outra em São José da Tapera. Este município recebeu, ainda, dois ônibus escolares do programa Meu Transporte Novo.

As solenidades foram realizadas nos dois municípios. Renan Filho destacou que Alagoas faz o esforço para construir 200 unidades com recursos próprios de mais de R$ 800 milhões, fato até então inédito no estado.

"Nunca foram construídas creches em Alagoas com dinheiro do governo estadual. Ou os municípios construíam com recursos próprios ou o governo federal mandava o dinheiro para os municípios construírem. Como o governo federal não manda mais, porque não tem e não prioriza essa atividade, o Governo de Alagoas resolveu assumir essa responsabilidade de fazer os investimentos para gerar novas vagas em creches", afirmou Renan Filho.

No cenário nacional, a proporção de crianças matriculadas em creches sob a responsabilidade do governo federal recuou no Brasil em 2020, mesmo antes da pandemia, segundo levantamento feito pela Folha de São Paulo. O cálculo mostra, com base em dados de 2020, que menos de um terço (31%) das crianças de 0 a 3 anos estava em creche no ano passado. Em 2019, eram 32%. Conforme a publicação, fica ainda mais remota, dessa forma, a chance de o país alcançar a meta de ter metade das crianças de até 3 anos na escola até 2024.

Já em Alagoas, o Programa Mais Creches CRIA vai universalizar o acesso a creches para todas as crianças de 0 a 3 anos de idade no estado. Até o final da execução do programa, mais de R$ 805 milhões serão investidos e 8 mil empregos diretos gerados para construção e funcionamento de 200 creches.

"São 80 creches já contratadas pelo Governo do Estado e mais 120, que totalizam 200 unidades, nesse que é, sem dúvidas, o maior investimento em creches de uma só vez já feito na história de todos os Estados do Nordeste", frisou Rafael Brito.

Com as duas ordens de serviço assinadas nesta quinta, o Governo do Estado já autorizou a construção de 11 creches, desde o início do programa. Os outros municípios contemplados até agora foram São Brás, Paripueira, Palmeira dos Índios, Batalha, Jacaré dos Homens, Murici, Viçosa, Chã Preta e União dos Palmares.

Santana do Ipanema ainda será contemplada com uma segunda creche, como revelou a prefeita do município, Christiane Bulhões. "É uma satisfação poder receber o governador Renan Filho, por meio dessa parceria que é tão importante diante de tantas crises. Vamos assinar a ordem de serviço para uma creche e o governador já garantiu que vamos assinar, posteriormente, a segunda ordem de serviço para a construção de mais uma. As creches serão instaladas em bairros que não têm nenhum equipamento de educação", adiantou a prefeita.

Já em São José da Tapera, a unidade será erguida no povoado Caboclo, que também será beneficiado com as obras de pavimentação do programa Pró-Estrada, anunciadas pelo governador. "Tapera tem 70% da sua população na zona rural, então essa creche vai para o povoado Caboclo. Além de gerar emprego e de gerar conhecimento, gera um valor agregado muito grande. São crianças que terão uma educação diferenciada e num ambiente saudável", agradeceu o prefeito de São José da Tapera, Jarbas Ricardo.

Anúncios – O governador Renan Filho fez, ainda, dois outros anúncios. Para São José da Tapera, garantiu a implantação do acesso ao povoado de Torrões, por meio do programa Alagoas de Ponta a Ponta. Já para Santana do Ipanema, confirmou a construção de um Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) do tipo II. "Esse é o meu compromisso com o povo de Santana. Quero lançar o CISP tipo II para dar sequência à redução dos índices de violência em Santana do Ipanema e no Sertão de Alagoas".