10/06/2022 15:00 | Infraestrutura

Governo de Alagoas investe na melhoria de habitações em Marechal Deodoro

Convênio assinado pelo governador Paulo Dantas garantirá a reforma de 500 casas no município

Fábia Assumpção / Agência Alagoas

Quinhentas famílias de Marechal Deodoro serão beneficiadas com melhorias em suas casas, graças a um investimento de R$ 5 milhões do Governo de Alagoas, por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) e a Prefeitura.

O governador Paulo Dantas assinou o convênio de melhorias habitacionais nesta sexta-feira (10), em solenidade na Escola Municipal Dr. Cláudio Roberto da Costa Santos, em Marechal Deodoro.

Na ocasião, foi assinada a ordem de serviço para a construção de uma UPA tipo II e feita a entrega de um caminhão-pipa por meio do Programa Fortalece Alagoas, coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento, Patrimônio e Gestão (Seplag). O município também foi contemplado com uma ambulância.

"É um prazer estar em Marechal Deodoro para trazer melhores condições de vida à população local", afirmou o governador, que vem percorrendo vários municípios nos últimos dias para a entrega de obras e prestação de serviços. "É o trabalho do Governo do Estado em todas as regiões para levar resultados e serviços de qualidade aos alagoanos", enfatizou, assinalando que a primeira parcela dos recursos para a recuperação das casas em Marechal será repassada rapidamente.

O governador também comemorou o fim do recadastramento das famílias atingidas pelas chuvas, inclusive de Marechal Deodoro, que vão começar a receber o auxílio-chuva no valor de R$ 2 mil, divididos em quatro parcelas de R$ 500,00, já agora em junho.

Sobre a construção da UPA em Marechal, o governador afirmou que ainda virão outros investimentos na área da saúde. "O governo vem investindo em construção de hospitais, postos de saúde e UPAs. Além dessa de Marechal, será construída mais uma UPA em Coruripe, assim como será acelerada a construção do Hospital do Coração, de hospitais em Arapiraca e Palmeira dos Índios e do Hospital do Idoso em Maceió", afirmou.

"Como Marechal Deodoro é uma cidade turística, temos também a boa notícia dos retornos de voos diretos Maceió/Buenos Aires, que vão trazer ainda mais turistas e desenvolvimento econômico e social, gerando mais emprego e renda para o Estado", completou o governador.

O prefeito de Marechal Deodoro, Cláudio Filho (Cacau), agradeceu ao governador Paulo Dantas pelo atendimento rápido dos pleitos do município. "A UPA é um equipamento que fortalece a saúde da população local e ficará instalada próximo ao Centro Histórico de Marechal, ou seja, próxima à casa do deodorense", afirmou Cacau. A previsão é que a UPA atenda cerca de cinco mil pessoas diariamente.

O prefeito destacou ainda a reforma das casas de cidadãos deodorenses, principalmente no momento em que diversas famílias sofreram o impacto das enchentes provocadas pelas últimas chuvas. "A reforma dessas casas vêm no momento certo, quando muitas famílias foram impactadas com as enchentes provocadas pela elevação dos níveis das lagoas Mundaú e Manguaba", pontuou.

Ele acrescentou que a chegada do carro-pipa do Programa Fortalece Alagoas vai ajudar no abastecimento de muitas áreas que tiveram o fornecimento de água prejudicada pela contaminação dos rios por causa das chuvas. "Tivemos que alugar carros-pipa para abastecer essas famílias que ficaram sem água potável. Então, agradecemos o governador por ter atendido também esse nosso pleito", agradeceu Cacau.

Relatório Social

De acordo com a secretária de Estado da Infraestrutura, Maria Gevan, a reforma de cada casa custa em torno de R$ 10 mil, abrangendo obras de construção de banheiros, cobertura de teto, colocação de acessórios de portas e outras melhorias. "São famílias que vivem em condições insalubres, em casas que muitas vezes não têm banheiros ou coberturas ", explicou.

Maria Gevan afirma que o programa é aberto a todos os municípios que tiverem interesse. "Cabe aos municípios apresentarem o relatório social de quantas famílias precisam ser atendidas e fazer a fiscalização da execução das obras".

Recentemente, a Seinfra fez um treinamento com os municípios para explicar como funciona o programa de recuperação de casas. "É uma iniciativa fundamental para trazer dignidade às famílias que vivem em casas em situação insalubre, principalmente nesse período de intensas chuvas", ressaltou Maria Gevan.

A solenidade contou com a presença de moradores de Marechal Deodoro e lideranças políticas locais e estaduais.