20/12/2022 16:44 | InfraestruturaAssistência SocialEducação

Governo de Alagoas entrega 25ª Creche CRIA em Carneiros

Unidade educacional tem capacidade para atender cerca de 200 crianças entre 0 e 3 anos, em dois turnos

Pei Fon / Agência Alagoas

Fábia Assumpção / Agência Alagoas

O Governo de Alagoas continua percorrendo os municípios alagoanos para assegurar o acesso à educação a crianças entre 0 e 3 anos, com a entrega de creches do Programa Cria. E, como parte das ações que visam cuidar da educação dos pequenos deste a primeira infância, nesta terça-feira (20), o governador Paulo Dantas inaugurou a 25ª Creche Cria, construída pelo Estado no município de Carneiros. Além disso, a cidade foi contemplada com os programas Pacto Contra Fome e Fortalece, bem como com a assinatura de ordem de serviço para recuperação de rodovia.

A Creche Cria entregue pelo governador vai ser administrada pela Prefeitura Municipal de Carneiros e deverá funcionar a partir de fevereiro, quando terá início o ano escolar. “Vamos entregar 200 creches dessas até 2024. Já foram construídas 56 e estão sendo licitadas outras 120. Essas creches vão abrir vagas para 40 mil crianças e gerar mais de 10 mil empregos", disse Paulo.

O prefeito de Carneiros, Geraldo Filho, agradeceu a parceria com o governo estadual e ressaltou a importância da creche para a cidade. “Esse equipamento é muito importante para garantir uma educação de qualidade a nossas crianças", afirmou o prefeito, que reivindicou ao governador a construção de 43 casas para a comunidade cigana instalada no município. “Já temos o terreno e temos certeza que contaremos com o governador Paulo Dantas para a construção dessas casas".

Ainda na oportunidade, Paulo Dantas assinou a ordem de serviço para recuperação da rodovia que liga o município a AL-220; entregou um carro-pipa do Programa Fortalece, que vai contemplar os municípios de Carneiros e Major Izidoro, e ainda fez a entrega de 1.388 cestas básicas do Programa Pacto Contra a Fome para famílias em situação de vulnerabilidade social, sendo 980 doadas pelo Estado e 408 pelo município. O governador também contemplou moradores com as chaves de quatro casas do Projeto Morar Melhor, executado com recursos municipais.

Paulo também visitou obras em execução no município, como a do Estádio de Futebol e Esportes e a construção de 62 casas populares, entregues por meio de parceria entre o Governo do Estado e o município. Houve ainda a participação do governador na entrega de kits enxovais doados pelo município a cinco mães grávidas.

Durante a solenidade de inauguração da Creche Cria, Paulo Dantas ressaltou que o Estado vem executando importantes obras na região sertaneja, como a duplicação da rodovia até Delmiro Gouveia e um grande projeto de irrigação em São José da Tapera. E assegurou a execução de mais uma etapa do Canal do Sertão, com apoio do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva e o senador eleito Renan Calheiros.

As secretárias de Educação, Roseane Vasconcelos; da Infraestrutura, Maria Gevan, e da Assistência e Desenvolvimento Social, Aline Rodrigues, além do deputado estadual eleito, Remi Calheiros, acompanham o governador na solenidade.