27/01/2023 10:00 | Infraestrutura

CIDADANIA

Governo de Alagoas conclui obras em 53 grotas e tem 21 em fase de execução

Infraestrutura urbana e de habitação trazem mobilidade, acessibilidade e segurança à população vulnerável de Maceió

Distribuídas em cinco das oito regiões administrativas de Maceió, setenta e quatro grotas, das 100 existentes na capital, receberam infraestrutura urbana e habitacional do Governo de Alagoas

Lula Castello Branco e Thiago Sampaio

Karina Lima Moraes

O Governo de Alagoas concluiu obras de infraestrutura e habitação em 53 grotas na capital Maceió. Trinta e oito delas já foram inauguradas e 15 estão em fase de entrega. Além disso, vinte uma grotas se encontram em etapa de execução de obra. Distribuídas em cinco das oito regiões administrativas de Maceió, setenta e quatro grotas, das 100 existentes na capital, receberam infraestrutura urbana e habitacional, com vistas a proporcionar mobilidade, acessibilidade e segurança à população ali residente. (Confira a lista abaixo)

Este volume de serviços, que beneficia milhares de pessoas, está garantido na implementação do Programa Vida Nova nas Grotas - plataforma de intervenção urbana em parceria com o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat). Por meio de integração socioterritorial, uma rede de articulação visa atingir o desenvolvimento urbano e social com a inserção efetiva da população moradora em assentamentos precários na cidade de Maceió.

Marina Dantas, primeira-dama e coordenadora-geral do Vida Nova nas Grotas, avalia a importância do desenvolvimento do programa. “O Vida Nova nas Grotas é grandioso. Ele procura trazer uma real intervenção na vida de milhares de moradores das grotas de Maceió. O Governo de Alagoas já está presente em 74 grotas das 100 existentes na capital do estado. Além da parte estrutural, estamos articulando uma série de intervenções sociais para acesso da população a programas, projetos e serviços do Estado de Alagoas. Uma preocupação legítima do poder público para garantir cidadania e qualidade de vida à população mais vulnerável ”, explicou a coordenadora-geral.

Obras: de melhorias estruturais a intervenções artísticas

Executadas pelas Secretarias de Estado de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand) e de Infraestrutura (Seinfra) - realizam serviços de reforma habitacional, pintura de fachadas, escadaria, canaleta, corrimão, muro de contenção, passeio, meio-fio, praças, quadras esportivas e intervenção estética e artística. Um conjunto de melhorias estruturais, que se complementam com a implementação de políticas públicas articuladas entre a coordenação do programa, a ONU-Habitat, os órgãos de estado e os parceiros estratégicos.

O Vida Nova nas Grotas, lançado em 2017, em parceria com a ONU-Habitat, é a continuidade e ampliação do programa Pequenas Obras, Grandes Mudanças. Hoje, com coordenação própria, busca trabalhar conjuntamente para promover o desenvolvimento urbano sustentável, inclusivo e seguro para a população residente em assentamentos precários, denominados, popularmente, grotas.

Relação de grotas com obras do Governo de Alagoas:

GROTAS CONCLUÍDAS E INAUGURADAS

01 Grota da Iracy

02 Grota do Aterro

03 Grota do Grutão

04 Grota do Canaã

05 Grota do ouro Preto

06 Grota do Pica-pau

07 Grota da Macaxeira

08 Grota travessa Jota Mota Alencar

09 Grata 6ª Travessa Esperança

10 Grota Pau D`arco I