16/05/2023 16:22 | InfraestruturaPrimeira Infância

Governo de Alagoas celebra os 131 anos de Coruripe com a entrega de Creche Cria e anúncio de UPA e investimentos

Paulo Dantas prometeu construir outra unidade escolar e realizar obras de urbanização na cidade

Paulo Dantas anunciou um pacote de mais ações ara a cidade, como a construção de uma UPA, outra unidade escolar e R$ 16 milhões em obras de infraestrutura

Rodrigo Marinho / Ascom Secria

Marcelo Alves / Agência Alagoas

Nos 131 anos de emancipação política de Coruripe, a população da cidade foi contemplada com a entrega de uma Creche Cria, a 34ª entregue pelo governo Paulo Dantas. Além disso, o governador anunciou um pacote de mais ações como a construção de uma UPA, outra unidade escolar e investimentos de cerca de R$ 16 milhões em infraestrutura.

Durante a solenidade de entrega da Creche Cria, a 34ª já construída e inaugurada com recursos próprios do Estado, Paulo prometeu mais investimentos em Coruripe e também anunciou o mutirão de ações que será promovido pelas secretarias e órgãos administrativos a partir de sexta-feira (19), no lançamento do programa Governo Trabalhando, no Alto Sertão.

"Nesta semana, no Sertão de Alagoas, vamos entregar creches, Cisps, estradas, a rodovia que liga Chã Preta a Correntes, em Pernambuco. Também vamos entregar duas ações do programa Alagoas de Ponta a Ponta, no povoado Vila Aparecida, em Arapiraca, e de Arapiraca para o povoado Batingas, dando melhor mobilidade para as pessoas da zona rural e facilitando o escoamento da produção, ou seja, levando qualidade de vida e desenvolvimento a todas as regiões".

Além disso, o governador prometeu a construção de uma UPA [Unidade de pronto Atendimento] e investimentos na infraestrutura da cidade. "Aqui, vamos construir uma UPA, que será um instrumento de saúde muito importante para atender Coruripe e região. Vamos enviar recursos para obras de pavimentação, com investimentos na ordem de R$ 15 a R$ 16 milhões, em convênio firmado entre o Governo e a Prefeitura", ressaltou.

Com o reconhecimento do governador pelo lançamento do Cartão Cidadão de Coruripe - que segue a mesma linha do Cartão Cria, de transferência de recursos para famílias de baixa renda -, o prefeito Marcelo agradeceu pela entrega da Creche Cria e ressaltou a importância das ações do governo, que são desenvolvidas em regime de colaboração com os municípios. "Ter Paulo Dantas capitaneado todas as obras dos municípios alagoanos é muito importante. Todos ganham com esse processo inovador e salutar para a população alagoana", afirmou.

O vice-governador Ronaldo Lessa chamou a atenção do papel transformador e de desenvolvimento socioeducacional das futuras gerações da Creche Cria. "A Creche Cria é um instrumento fundamental para erradicar de vez o analfabetismo. Não se consegue resolver o problema do analfabetismo sem investimentos na educação da primeira infância", enfatizou.

Além da importância educacional nos primeiros anos de vida da criança, a secretária de Estado da Primeira Infância, Paula Dantas, destacou que a Creche Cria é fundamental para garantir dignidade, oportunidade e segurança alimentar. "Na Creche Cria, as crianças vão se alimentar cinco vezes ao dia, com todos os nutrientes necessários", destacou.

O secretário de Estado da Educação (Seduc), Marcius Beltrão, disse que a entrega da Creche Cria marca a integração do Governo de Alagoas com os municípios e anunciou a construção de outra ainda este ano. "Educação é a política pública basilar de qualquer sociedade. Além dessa, já estamos construindo uma outra creche, que até agosto estará pronta e também será de tempo integral", garantiu.

Estiveram presentes na solenidade, o vice-prefeito de Coruripe, José Enéas, os prefeitos Vagner Dantas (Batalha) e Felipe Jatobá (Jequiá da Praia), os deputados Léo Loureiro, Ayres Brito e André Silva e os secretários de Estado, Aline Rodrigues (Cidadania e da Pessoa com Deficiência) e Adelson Correia (Executivo da Seduc). Também participaram o presidente da Câmara de Vereadores de Coruripe, Dalmo Porto, vereadores do município e o ex-deputado Tarcísio Freire, entre e outras autoridades.