11/11/2021 15:10 | InfraestruturaAssistência Social

Governo de Alagoas autoriza obras estruturantes para o desenvolvimento de Boca da Mata

Durante as festividades dos 63 anos de Emancipação Política da cidade, governador Renan Filho garantiu recursos para construção de creche e início da pavimentação de 23 ruas do município por meio do programa Minha Cidade Linda

Márcio Ferreira

Pollyana dos Anjos

Um conjunto de investimentos para desenvolver a cidade de Boca da Mata foi autorizado pelo governador de Alagoas, Renan Filho, nesta quinta-feira (11), durante as festividades dos 63 anos de Emancipação Política da cidade. Para fortalecer a primeira infância, foi garantida a instalação de uma creche que vai atender 200 crianças; já na infraestrutura, ele oficializou, com investimentos de mais de R$ 3 milhões, o início das obras de pavimentação de 23 ruas no município, pelo programa Minha Cidade Linda.

Com o mesmo formato da unidade entregue em Boca da Mata, 200 creches serão construídas em todo o estado pelo programa Creches CRIA, levando alimentação nutritiva e ensino pedagógico adequado às crianças. Juntas, elas devem gerar 8 mil empregos diretos, movimentando e impactando diretamente a economia desses municípios.

A unidade de Boca da Mata deve ser entregue em até cinco meses, garantiu o governador ao afirmar que espera retornar para iniciar a construção de outra unidade no município.

Além do Creches CRIA, o Governo de Alagoas desenvolveu o maior programa estadual de transferência de renda do país – o Cartão CRIA que, em Boca da Mata, já beneficia 786 famílias. A meta do CRIA na cidade é chegar a 1.451 famílias atendidas.

Até o final de 2022, 180 mil famílias em vulnerabilidade serão beneficiadas em Alagoas com o valor mensal de R$ 100 durante toda a gestação e primeira infância da criança. Quando o programa atingir a meta, serão injetados 18 milhões mensais na economia do estado.

“O programa CRIA tem três ações agora aqui na cidade de Boca da Mata: o Cartão CRIA, que garante a transferência de renda no valor de 100 reais, que ajuda nesse momento de dificuldade, de aumento de preços em virtude da inflação que vive o Brasil todo; também estamos estruturando o nascimento de crianças em todas as maternidades do Estado de Alagoas – aqui em Boca da Mata tem um hospital que foi recentemente recuperado –, e nós vamos construir as creches do CRIA”, apontou o governador.

Mais infraestrutura

Boca da Mata também vai receber as obras do Minha Cidade Linda. Com a chegada do programa, que investirá mais de R$ 3 milhões, 23 ruas da cidade serão pavimentadas, melhorando a qualidade de vida dos moradores. O programa também construirá três equipamentos convivência, de esporte e lazer.

A pavimentação de ruas dos municípios é uma ação inédita de um governo estadual em Alagoas. “O Governo do Estado, talvez, nunca tenha calçado uma rua em canto nenhum porque ou ela era calçada pela prefeitura ou com recursos do Governo Federal que, normalmente, vinham pela atuação da nossa bancada federal. E agora, é a primeira vez, aqui em Alagoas, que o Governo do Estado pavimenta ruas. Só aqui serão mais de 3 km lineares. Já em Alagoas, cerca de 450 km de pavimentação das ruas dentro de todas as cidades”, explicou Renan Filho.

Para desenvolver outras áreas, o governador garantiu mais entregas para os próximos dias: dois ônibus escolares, uma ambulância, uma retroescavadeira, patrol, caminhão refrigerado  e a construção do Instituto de Identificação.

Investimentos em diversas áreas

O município de Boca da Mata sente o desenvolvimento com a chegada dos investimentos do Governo de Alagoas em diversas áreas: infraestrutura, segurança, agricultura, saúde, educação e recursos hídricos.

Vale destacar também a chegada, nos últimos anos, do programa Força-Tarefa e a construção de um Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), que regionaliza a atuação da polícia e reduz os índices de criminalidade, tornando a vida de quem mora em Boca da Mata mais segura. Assim como a entrega de viaturas da polícia, de ambulância, de tratores para o pequeno produtor.