21/06/2023 16:29 | TurismoInfraestruturaTransporte

Governador assina ordens de serviços para duplicação da AL-101 Norte e construção da Via do Charme

Paulo inaugurou ponte sobre o Rio Jacarecica e destacou que rodovias serão grandes impulsionadores do desenvolvimento e turismo da região norte

Ao cumprir mais uma promessa de campanha, Paulo reforçou que segure compromissado em defesa da mobilidade e do turismo

Pei Fon/ Agência Alagoas

Rafael Maynart/ Agência Alagoas

O litoral norte do estado tem um potencial turístico muito grande e tem atraído investidores do segmento, principalmente do ramo hoteleiro. Cumprindo mais uma de suas promessas e o compromisso firmado com o trade turístico, o governador Paulo Dantas assinou nesta quarta-feira (21), as Ordens de Serviços da duplicação da rodovia AL-101 Norte e a construção da Via do Charme. Também foi inaugurada uma ponte sobre o Rio Jacarecica, beneficiando moradores da região.

Essa etapa da duplicação da rodovia AL-101 se estenderá até a Barra de Santo Antônio e terá seu trajeto alterado para que sejam preservadas as zonas urbanas que são cortadas pela atual rota. Com 35 quilômetros de extensão, e um investimento de R$ 285 milhões a obra será executada pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand), em parceria com o Banco de Desenvolvimento da América - CAF.

Para o governador Paulo Dantas, além de auxiliar na mobilidade no Litoral Norte, a duplicação da rodovia também vai impulsionar o turismo na região, fortalecendo a economia e gerando empregos e renda para a população. “No ano passado estive reunido com o trade turístico e firmei o compromisso de dar seguimento a esse projeto que muito vai beneficiar a nossa capital e a desenvolver o turismo na região que está começando a atrair novos investimentos. Vamos inaugurar o Aeroporto de Maragogi para fortalecer ainda mais e nosso objetivo é fazer com que essa duplicação chegue até lá. É por isso que estamos trabalhando muito para que outras grandes obras em nosso estado aconteçam e Alagoas siga crescendo cada vez mais”, destacou.

VIA DO CHARME

A outra Ordem de Serviço assinada foi a construção da Via do Charme, transformando a AL-101 que passará a ser AL-102, transformando a cara da rodovia em uma via que valoriza a história e mantém as características dos bairros e cidades que ela passa, ligando Maceió à Paripueira. Com 19,3 quilômetros e investimentos de R$32,4 milhões por meio da parceria com o CAF, a obra será executada pela Setrand.

O secretário Mosart Amaral (Desenvolvimento Urbano) destacou a celeridade com que Alagoas está ampliando a malha viária, se mantendo entre as melhores do país. “Por onde passa, o alagoano tem visto vários canteiros de obras em rodovias, porque o governador Paulo Dantas quer que todo o estado esteja interligado, com as melhores vias e melhorando a vida do alagoano e de todos que aqui trafegam. Daqui pra frente tem muita estrada, rodovia para serem entregues”, disse.

Representando a Assembleia Legislativa, a deputada Cibele Moura enalteceu a valorização que a Região Norte está tendo na gestão do governador Paulo Dantas e que tem certeza que com as duas rodovias a região vai se desenvolver mais rapidamente. ‘'Perdi as contas de quantas vezes participei de inaugurações ou assinaturas de ordens de serviços para a Região Norte, como também para as demais regiões. Isso demonstra que o nosso governador é democrático e trabalha para todos. A Região Norte esta crescendo e isso é reflexo da política de investimentos que o governador tem realizado para cá. Tenho orgulho de fazer parte deste grupo que esta mudando Alagoas", enfatizou.

Também foi inaugurada a via de acesso à Rua Noemia e também a ponte de Jacarecica ligando à Avenida Pierre Chalita.

Participaram da solenidade o vice-governador Ronaldo Lessa, os deputados estaduais Dudu Ronalsa, Leo Loureiro, André Silva, Lelo Maia, Gilvan Barros Filho, Silvio Camelo e Alexandre Ayres, as secretárias Roseane Vasconcelos (Gabinete Civil), Bárbara Braga (Turismo), Aline Rodrigues (Pessoa com Deficiência), Ângela Stemler (Esportes), Kátia Born (Desenvolvimento Social), Carla Dantas (Agricultura), Samya Suruagy (PGE), e os secretários Vitor Pereira (Governo), Joaldo Cavalcante (Comunicação), Rui Palmeira (Infraestrutura), Arthur Albuquerque (Trabalho), Diogo Teixeira (Inclusão Social), Kelmann Vieira (Prevenção à Violência), os vereadores por Maceió, Zé Márcio Filho, Joãozinho, Gaby Ronalsa e Alan Balbino, além de prefeitos e lideranças da região.