02/06/2022 16:22 | ServiçosInfraestruturaEducação

Governador assina ordens de serviço para construção de creches CRIA e pavimentação de ruas no Benedito Bentes

Assinatura aconteceu durante a Arena CRIA, que atendeu mais de 1.500 pessoas do bairro nesta quinta-feira

Governador esteve na Arena CRIA do Benedito Bentes e anunciou investimentos no bairro

Marco Antônio/ Agência Alagoas

Fábia Assumpção/ Agência Alagoas

Mais de 1.500 pessoas do bairro mais populoso de Maceió, o Benedito Bentes, foram beneficiadas, na manhã desta quinta-feira (2) com a prestação de diversos serviços oferecidos na segunda edição da Arena CRIA na região. Mas não foi só isso. Durante o evento, o governador Paulo Dantas, ao lado da coordenadora-geral do CRIA, a primeira-dama Marina Dantas, assinou as ordens de serviço para a construção de duas creches CRIA e a pavimentação de mais de 100 ruas no bairro, que tem mais de 200 mil habitantes.

“A construção dessas duas creches é uma obra relativamente rápida e que vai ofertar 400 vagas para meninas e meninos do bairro, proporcionando às mães um local seguro para deixarem seus filhos, enquanto procuram emprego, cuidam da casa ou precisam sair para resolver seus problemas”, acrescentou Paulo Dantas.

Para a construção das duas creches, serão investidos recursos na ordem de R$ 9 milhões. Elas serão construídas em sistema modular pré-fabricado, o que agiliza o andamento da obra.

Ainda no Benedito Bentes, o governador assinou a ordem de serviço para a pavimentação de mais de 100 ruas do bairro, por meio do Programa Pró-Estrada, da Secretaria de Estado dos Transportes e Desenvolvimento (Setrand). No total, serão 35 km de vias pavimentadas, com investimentos na ordem de R$ 13 milhões.

“Estamos aqui para asfaltar mais de 100 ruas, o que vai propiciar uma melhor qualidade de vida à população do bairro e promover a valorização dos imóveis, facilitando o acesso das pessoas às casas”, observou o governador.

A coordenadora-geral do CRIA, Marina Dantas, disse que estava feliz pela realização de mais uma edição da Arena CRIA em Maceió e pelo início da construção de duas creches no Benedito Bentes.  “Conversei com algumas mães e jovens gestantes que estavam felizes pela construção das creches. Eu também fico feliz por estar contribuindo, de alguma forma, para que elas tenham uma qualidade de vida muito melhor e isso é gratificante para mim”, enfatizou Marina.

Falando em nome das associações comunitárias, a presidente do Instituto Mãe Coruja, Sônia Mendes, agradeceu ao governador pelo trabalho que vem realizando no Estado e, principalmente, pela atenção especial aos bairros mais carentes de Maceió, com o desenvolvimento de projetos importantes, como o Vida Nova nas Grotas. “Aqui no Benedito Bentes, temos várias grotas e esse projeto trouxe vida nova para esses lugares”, observou Sônia.

O vereador Brivaldo Marques também agradeceu ao governador pelos investimentos nos bairros de Maceió, em especial no Benedito Bentes. Ele lembrou que o bairro terá um das maiores festas de São João este ano, graças à iniciativa do Governo de Alagoas.

Também estiveram presentes ao evento os vereadores Paulo Moreira, Chico Filho, Fernando Holanda e Luciano Marinho, além dos secretários de Estado do Gabinete Civil, Luiza Barreiros; da Educação, Roseane Vasconcelos; dos Transportes e Desenvolvimento Urbano, Mozart Amaral, e de Assistência e Desenvolvimento Social, Manuelle Farias.

Além de novos cadastramentos e entrega de Cartões CRIA, em articulação com vários órgãos, a Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social ofereceu durante a Arena CRIA, uma série de serviços como emissão de primeira e segunda vias de Carteira de Identidade; consulta de CPF e emissão de 2ª via; Carteira de Trabalho; consulta à Certidão de Nada Consta e consultoria de dívidas trabalhistas.

Os moradores do Benedito Bentes também puderam se inscrever, por meio de parceria com a Equatorial, na Tarifa Social de Energia, e fazer troca de lâmpadas comuns por LEDS, cinco por unidade residencial.

Durante o evento, as mães e crianças beneficiárias do CRIA também tiveram um espaço lúdico, estúdio fotográfico para gestantes, teatro infantil, pintura de rosto e entrega de Kits guloseimas.

O Cartão CRIA é o maior programa estadual de transferência de renda do país, por meio do pagamento mensal de R$ 150,00 a aproximadamente 130 mil famílias cadastradas, na linha de pobreza ou extrema pobreza, presentes hoje em 102 municípios.