25/10/2023 10:09 | Cultura

Gestores e fazedores de cultura da região Norte participam da Conferência Intermunicipal de Cultura

Sete municípios da região marcaram presença no encontro, ocorrido na cidade de Campestre

Conferência Intermunicipal de Cultura contou com a participação de representantes culturais de vários municípios da região Norte

Jônatas Oliveira / Ascom Secult

Ryan Charles / Ascom Secult

A cidade de Campestre, região Norte de Alagoas, sediou mais um encontro da Conferência Intermunicipal de Cultura. Na reunião, que aconteceu na última terça-feira (23), estiveram presentes representantes culturais atuantes dos municípios de Novo Lino, Campestre, Passo de Camaragibe, Matriz de Camaragibe, Porto Calvo, Jundiá e São Miguel dos Milagres, além de gestores públicos e dirigentes.

Ao todo, a conferência contou com 85 integrantes, que participaram de discussões e debates sobre as decisões das futuras políticas culturais, as quais serão discutidas, posteriormente, na conferência estadual, nos dias 4 e 5 de dezembro, e na Conferência Nacional de Cultura, programada para março de 2024. Dos presentes, foram eleitos 4 delegados.

As conferências têm o propósito de estabelecer as ações que terão uma repercussão significativa nos municípios e nos estados como um todo. Durante este mês, o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), tem promovido esses espaços democráticos visando garantir equidade nas futuras decisões.

O gerente de Políticas Culturais, Augusto Tenório, enfatizou a importância do reconhecimento das ações em prol das conferências de cultura. “A calorosa recepção que estamos recebendo nos municípios é um estímulo que fortalece nosso compromisso. Estamos empenhados em assegurar que os projetos culturais de Alagoas alcancem uma igualdade digna para todos os envolvidos”, disse.

Com o objetivo de facilitar as discussões e a troca de ideias, foram divididos eixos temáticos, nos quais os presentes escolheram de acordo com seu interesse, e cada um teve espaço para expor suas ideias. Catarina de Labouré, que desempenha o papel de mediadora em um dos eixos, destacou que os principais desafios enfrentados pelos fazedores de cultura se concentram na esfera econômica e na geração de renda. Ela enfatizou a necessidade de reconhecer a cultura como um empreendimento legítimo.

“Artistas são empreendedores culturais, como prefiro chamar. Fazemos isso porque gostamos, mas precisamos de retornos financeiros para que nossas artes continuem sendo desenvolvidas e expostas. Nosso eixo foca, principalmente, em duas questões, sendo uma o crescimento e o desenvolvimento dos empreendedores culturais, e a outra em ser um empreendedor cultural e a distribuição das nossas atribuições”, explicou.

Para obter informações sobre as próximas reuniões da Conferência Intermunicipal de Cultura, bem como outros detalhes relevantes, você pode acessar este link aqui.

Confira a lista de delegados da região Norte:

Sociedade Civil:

DELEGADOS: