09/05/2024 12:08 |

Sesau capacita servidores das unidades de saúde para o transporte intra-hospitalar de pacientes

Curso conta com a participação de cerca de 180 profissionais das unidades de saúde da rede pública estadual

Curso de Transporte Intra-Hospitalar de

José Arnaldo / Ascom Sesau

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio da Superintendência de Valorização de Pessoas (SUPVP), iniciou a sexta edição do Curso de Transporte Intra-Hospitalar de Pacientes. A ação, que ocorre de forma híbrida, e prossegue até o dia 14 deste mês, contempla 180 servidores que atuam no Hospital Geral do Estado (HGE), no Hospital Metropolitano (HMA), da Mulher (HM), nos Hospitais Regionais da Mata (HRM), do Norte (HRN) e do Alto Sertão (HRAS), e na Central Maceió do Serviço e Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

A iniciativa, idealizada pela Gerência de Desenvolvimento e Educação em Saúde (GDES), demonstra o compromisso da atual gestão da Sesau em atuar no desenvolvimento dos servidores, ofertando cursos de qualificação que beneficiam, não só os profissionais, mas, principalmente, os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Por meio do curso são aprimoradas as habilidades e conhecimentos dos profissionais que atuam nos hospitais estaduais, garantindo um atendimento seguro e eficaz aos pacientes, reforçando o comprometimento da Sesau em assegurar um atendimento de qualidade.

O Curso de Transporte Intra-Hospitalar de Pacientes tem como facilitadores os profissionais da própria unidade, compartilhando a vivência em cada uma delas. “Capacitar os nossos profissionais é um compromisso que a Sesau tem, investindo na formação contínua dos servidores. Estamos qualificando quem trabalha no transporte de pacientes dentro das unidades, garantindo que estejam preparados para lidar com situações desafiadoras e assegurar a segurança dos pacientes, de forma eficiente e humanizada", destaca a gerente de Desenvolvimento e Educação em Saúde, Mayara Lopes.

Entre os temas do curso, estão os Princípios e Diretrizes do SUS, Ética Profissional, Política de Humanização na Saúde, Ergonomia e Prevenção de Acidentes, conforme a NR 32, Biossegurança em Serviços de Saúde, Importância do Profissional Padioleiro na Segurança do Cuidado do Paciente e Suporte Básico de Vida. Os conteúdos permitem que os profissionais tenham acesso aos termos, riscos e práticas para que possam atuar juntas as equipes assistenciais.

Para o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, o treinamento dos servidores é fundamental para atualizá-los sobre as técnicas e normas relacionadas ao transporte correto de pacientes. “Seguimos investindo na capacitação e formação continuada de nossos servidores, visando à qualificação da assistência à população, que é nosso principal objetivo, conforme recomenda diariamente o governador Paulo Dantas”, frisou o gestor da saúde estadual.