13/03/2023 18:26 | Gestão e Finanças

Gabriel Albino assumirá comando da Seplag com ida de Renata Santos para a Sefaz

Formado em Direito, novo titular da Seplag é mestrando em Administração Pública pela Ufal e carrega no currículo especializações em Direito Processual e em Gestão Pública

Por três anos, Gabriel Albino atuou como secretário especial de Planejamento e Orçamento da Seplag

Pei Fon / Agência Alagoas

Ascom Seplag

A Secretaria de Estado de Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag/AL) será comandada pelo advogado Gabriel Albino Ponciano Nepomuceno, em substituição à economista Renata dos Santos, que assumirá a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz/AL). O anúncio foi feito pelo governador Paulo Dantas, durante coletiva de imprensa nesta terça-feira (13), no Palácio República dos Palmares.

“Assumir este desafio como secretário de Planejamento, Gestão e Patrimônio do Estado de Alagoas representa o reconhecimento do trabalho técnico, não só meu, mas de toda a equipe da Seplag, a quem sempre eu agradeço a contribuição e desempenho diários para melhorar os números de Alagoas. Esta será uma grande oportunidade que terei para consolidar minha experiência técnica e atender ao que o Governo e a população alagoana esperam das políticas públicas, sobretudo de impacto social”, enfatizou Gabriel Albino, após ser anunciado como novo titular da Seplag.

Antes de assumir a pasta, Gabriel Albino atuou como secretário especial de Planejamento e Orçamento do órgão por três anos. Além de ter formação em Direito, ele faz mestrado em Administração Pública pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e carrega também no currículo especializações em Direito Processual e em Gestão Pública.

Gabriel Albino também acumula vasta experiência nas áreas de Orçamento, Fazenda, Gestão e Planejamento. Por mais de 12 anos, como concursado de carreira, ocupou diversos cargos de liderança na Secretaria da Fazenda de Minas Gerais, seu estado de origem. Atuou como superintendente de Gestão e Finanças, de 2018 a 2019, e foi chefe da Administração Fazendária em 2010. Ainda na Sefaz mineira trabalhou por mais de três anos como diretor de Planejamento e Orçamento e foi presidente do Conselho da Prodemge.

Além de agregar cargos técnicos e de chefia, Gabriel Albino conta com várias premiações nacionais, a exemplo do Prêmio de Inovação, conquistado por dois anos consecutivos (2017 e 2018), em Minas Gerais, e o Prêmio Nacional da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em 2018.