17/04/2024 16:07 | InfraestruturaUtilidade Pública

Empresa vai realizar manutenção programada no Sistema Adutor do Agreste

Trabalho começa na manhã da próxima terça-feira e vai ser concluído em 48 horas

Estação de Tratamento de Água (ETA) Arapiraca faz parte do Sistema Adutor do Agreste, que será paralisado para uma manutenção preventiva dos equipamentos

Ascom Casal

Diego Barros e David Melo / Ascom Casal

A Agreste Saneamento, empresa que atua em regime de Parceria Público-Privada (PPP) com a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), vai realizar uma série de serviços de manutenção no Sistema Adutor do Agreste (SAA) a partir da próxima terça-feira (23). Esse trabalho terá início durante o período da manhã e deve ser concluído em 48 horas, isto é, na noite da quarta-feira (24).

De acordo com o plano de ação da Agreste Saneamento, as equipes técnicas irão atuar na manutenção de equipamentos e estruturas da captação e do booster (equipamento composto por um conjunto de motobombas), ambos localizados em Traipu; da Estação de Tratamento de Água (ETA) Arapiraca; além da adutora do sistema.

Entre as atividades estão previstas a verificação e reparo, quando necessário, de conjuntos motobomba; a manutenção de registros; inspeções em válvulas; além de verificações e correções em bancos de capacitores, transformadores e painéis eletrônicos.

As atividades que serão executadas visam garantir a segurança operacional dos equipamentos e a continuidade do abastecimento da região, já que previnem paradas emergenciais demoradas em decorrência de defeitos eletromecânicos.

Durante o trabalho, no entanto, o Sistema Adutor do Agreste (SAA) ficará paralisado. Esta suspensão temporária poderá impactar o fornecimento de água para Craíbas, Igaci, bem como para os bairros da parte alta de Arapiraca, formada pelos seguintes bairros: Alto do Cruzeiro, Baixa Grande, Brasiliana, Bom Sucesso, Caititus, Capiatã, Cavaco, Cohab Nova, Cohab Velha, Eldorado, Jardim Maria, Jardim Esperança, Novo Horizonte, Planalto, Santa Edwirges, Santa Esmeralda, Senador Arnon de Mello, Senador Nilo Coelho, Senador Teotônio Vilela e Vila São Vicente.

Após a conclusão dos serviços, a Casal reativará suas instalações, voltando a fornecer água de qualidade para Arapiraca e Craíbas de forma gradativa, conforme o tempo de pressurização da rede. Assim, o abastecimento voltará ao normal gradativamente nos dias seguintes. No caso dos povoados, o retorno do abastecimento ocorrerá conforme o cronograma de rodízio.

Já em Igaci, a companhia repassará a água para a concessionária Águas do Sertão, que é a empresa responsável pela distribuição à população.

A Casal e a Agreste Saneamento contam com a compreensão da comunidade e solicitam a todos que adotem práticas de consumo consciente de água, evitando o desperdício. Para outras informações, a Companhia disponibiliza o Call Center 0800 082 0195.