05/07/2023 17:38 | InfraestruturaDesenvolvimento Econômico

Em clima de festa, Paulo Dantas assina ordem de serviço e inaugura obras em Lagoa da Canoa

Ações fazem parte do programa Minha Cidade Linda; moradores puderam ainda se inscrever em curso gratuito de turismo

Pei Fon / Agência Alagoas

Marcus Toledo / Agência Alagoas

A cidade de Lagoa da Canoa, no Agreste alagoano, fez uma grande festa para receber o governador Paulo Dantas na manhã desta quarta-feira (5). Em solenidade no espaço multieventos, Paulo assinou a ordem de serviço para o início das obras de calçamento de 19 ruas, que incluem a construção de calçadas e instalação de meio-fio. O investimento é na ordem de R$ 5,8 milhões, do Tesouro Estadual.

O governador ainda inaugurou o calçamento de outras 24 ruas, num total de 4,5 km, e a recuperação de duas praças, que ganharam novo paisagismo, pintura e equipamentos para exercícios físicos ao ar livre. O investimento foi de R$ 6 milhões. Todas as obras fazem parte do Programa Minha Cidade Linda, que está levando uma série de melhorias a todos os municípios alagoanos.

Em seu discurso, o governador Paulo Dantas falou da felicidade visitar o município, onde foi recebido com muitos aplausos. "Estou muito feliz por receber tantos abraços e tantos beijos dos moradores. Preciso voltar mais vezes aqui", brincou o governador. “Quero dizer a todos que vou fazer tudo o que for preciso para Lagoa da Canoa se desenvolver. Aqui, as obras feitas pelo Governo têm início, meio e fim, porque são feitas com planejamento”.

Além das obras, Paulo disse que vai apoiar os pequenos agricultores da região, um setor importante para a economia do município. “Vamos trazer aqui a Secretaria de Agricultura e a Emater, para dar apoio à agricultura familiar, que é tão importante pra esta cidade”, afirmou.

Quem também foi recebido com festa foi o ex-deputado estadual e ex-prefeito Jairzinho Lira, que administrou a cidade por dois mandatos. Ele agradeceu o apoio de Paulo Dantas e ressaltou que o governador trabalha dia e noite para ajudar Alagoas e os alagoanos. “Paulo sempre olha pra o povo de Lagoa da Canoa com carinho, e o povo daqui agradece esse apoio”, afirmou.

O programa Minha Cidade Linda é coordenado pela Secretaria de Estado de Transportes e Desenvolvimento Urbano (Setrand). Para Alcides Tenório, secretário especial de Obras da pasta, as ações estão transformando a vida da população e dando cara nova às cidades alagoanas. “O Governo está investindo cada vez mais nos municípios, garantindo mais qualidade vida, bem-estar e segurança na infraestrutura das ruas, além de promover inclusão social, gerando emprego e renda para movimentar a economia local”, afirmou.

Qualificação

Além de ganharem ruas calçadas e duas praças reformadas, os moradores de Lagoa da Canoa puderam se inscrever no programa Escola do Turismo, que qualifica e capacita mão de obra para o setor. Foram ofertadas 25 vagas no curso de Excelência de Atendimento ao Turista, com oito horas de duração.

“É muito importante que a gente faça essa interiorização dos cursos para que as inscrições cheguem em todas as regiões turísticas de Alagoas”, afirmou a secretaria de Estado do Turismo, Bárbara Braga. “Estamos com 840 vagas abertas para todo o estado somente neste mês de julho. São cursos de 8 a 240 horas, em várias áreas, abertas para todos os alagoanos”.

Também estavam presentes à solenidade os deputados estaduais Silvio Camelo, Dudu Ronalsa, André Silva e Tarcísio Freire, além de prefeitos, vereadores e líderes comunitários.