06/11/2021 07:23 | Infraestrutura

Em Arapiraca, Governo de AL investe 13,2 milhões em estrada para ligar o povoado Vila Aparecida à AL-220

Pavimentação do acesso vai beneficiar mais 15 comunidades e fomentar o desenvolvimento para até 30 mil moradores da região; ação integra o programa Alagoas de Ponta a Ponta que acumula investimentos de R$ 400 milhões em todo o estado

Felipe Brasil

Pollyana dos Anjos

O acesso por asfalto ao povoado Vila Aparecida, em Arapiraca, deixou de ser um sonho e se tornou realidade, nesta sexta-feira (5), com a autorização para a implantação de mais de 8 km de estrada, assinada pelo governador de Alagoas, Renan Filho. A obra do programa Alagoas de Ponta a Ponta vai ligar o povoado à AL-220 e fomentar o desenvolvimento local.

“Esse acesso vai beneficiar cerca de outras 15 comunidades da região, cerca de 20 ou 30 mil pessoas diretamente beneficiadas pela construção de uma rodovia que vai facilitar a vida de todo mundo: de quem trabalha, de quem escoa a produção, de quem precisa ir à escola, ir ao médico, ir fazer feira. O Alagoas de Ponta a Ponta é isso. Demonstra ao nosso povo que se o trabalho for sério e bem feito dá pra gente beneficiar todo mundo, mesmo quem reside na zona rural das cidades”, explicou o governador.

Os moradores da comunidade relatam os transtornos com o acesso de barro. “Aqui no povoado tem muita poeira e lama quando chove, e buracos. É muito difícil chegar à cidade. Mas agora tudo vai mudar, será maravilhoso”, garantiu confiante Edneide Ferreira, empreendedora e moradora da Vila Aparecida há 46 anos.

Com investimentos de mais de 13 milhões, a estrada a ser implantada é a garantia de uma antiga realização coletiva. Para o vereador do município, Fabiano Leão, os moradores acordam do sonho tão esperado a partir de agora para viver uma nova realidade.

A chegada do programa aos distritos é justificada pelo governador como uma continuidade do trabalho realizado pelo Governo de Alagoas, que hoje desponta com o título de melhores rodovias do país.

“Nós universalizamos todos os acessos por asfalto nos municípios alagoanos. Quando cheguei no Governo ainda tinha cidade que não tinha sua ligação por asfalto e nós fizemos todas elas. E depois de realizar os sonhos dos municípios, estamos realizando os sonhos dos alagoanos que residem nas zonas rurais”, conta o governador.

Em um cenário geral, o programa Alagoas de Ponta a Ponta vai chegar a mais de 40 povoados e distritos no Estado, levando acessibilidade, mobilidade e qualidade de vida. Um investimento global de mais de 400 milhões de reais.

Em Arapiraca, outro distritos serão beneficiados com o Alagoas de Ponta a Ponta. Segundo o o governador, o desenvolvimento socioeconômico chegará em breve para os moradores dos povoados Batingas, Bálsamos, Baixa da Onça e Breus, este que vai ligar ao centro de Arapiraca. “É um escoamento importante para todos nós”, assegura o prefeito da cidade, Luciano Barbosa.

Mais investimentos

Durante assinatura da ordem de serviço para o início da obra do acesso da Vila Aparecida, o governador de Alagoas lembrou que a cidade vai receber ainda mais investimentos como a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) que será inaugurada em breve e as cinco Creches do CRIA que chegarão a Arapiraca, gerando 1.000 vagas para as crianças dos municípios terem acesso à alimentação e conteúdo pedagógico adequados.