14/04/2023 16:28 | Infraestrutura

Drenagem de águas pluviais reduz vazão em sistema que abastece conjuntos de Rio Largo

Conjuntos Jarbas Oiticica e Antônio Lins estão com volume de água tratada reduzido após danos causados por drenagem



Diego Barros / Ascom Casal

Os conjuntos Jarbas Oiticica e Antônio Lins, em Rio Largo, estão com a oferta de água tratada reduzida nos últimos dias. A situação foi causada pelo entupimento da drenagem pluvial do entorno da Estação de Tratamento de Água (ETA), que inundou a estação elevatória, e uma alteração na qualidade da água bruta.

 

Esses dois fatores também causaram prejuízos aos equipamentos da elevatória de água tratada, que precisaram de manutenção emergencial e substituição de duas motobombas por uma reserva, de menor potência.

 

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), responsável pela operação do sistema, segue trabalhando para regularizar a capacidade de captação e tratamento e, ao mesmo tempo, monitora a qualidade da água bruta do manancial, que foi afetada pela drenagem inadequada, que é de responsabilidade do município.

 

Tão logo haja condições seguras, a vazão de captação e tratamento será restabelecida. A água, depois de tratada pela Casal, é repassada para a BRK distribuir aos moradores de Rio Largo.

 

São Sebastião

 

Em São Sebastião, na região Agreste, o abastecimento encontra-se em fase de regularização nesta sexta-feira (14) após uma parada emergencial para conserto de rompimento na adutora. O sistema já está operando e, durante a tarde e noite de hoje, o fornecimento de água já estará normalizado.