08/03/2024 15:43 | Especial

Laura Petri, Valeska Cavalcante e Márcia Cândido são destaques na Companhia

Luanna Alves (estagiária)

Giovanna Dantas (estagiária)

O Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, é um dia marcado pela luta feminina em prol dos seus direitos, mostrando ao mesmo tempo a sua força e perseverança para chegar onde almeja. Por isso, a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) destaca a importância que as colaboradoras têm na história do saneamento em Alagoas, ao ocupar cargos de gestão e operação, que levam melhorias para a população do Estado.

A Casal se dedica em garantir a participação ativa das mulheres e reconhece suas contribuições significativas para a promoção da qualidade de vida dos alagoanos. Como exemplo, temos a vice-presidente Operacional Laura Petri, a primeira mulher a ocupar esse cargo e exercer um papel fundamental na direção.

Laura Petri começou na Casal em 2021, como assessora da Vice-Presidência Operacional (VPO), e o seu foco foi a eficiência energética, pois desde esse período ela, em conjunto com outros colaboradores, identificou oportunidades de melhoria para diminuir os custos com a energia na Companhia.

Nesse mesmo ano, estava iniciando-se a vigência do contrato de concessão com a BRK e os leilões de concessão dos Blocos B e C, o que demandou muito trabalho junto ao Governo do Estado para que tudo ocorresse da melhor forma.

Em junho de 2022, a convite do governador Paulo Dantas e do secretário George Santoro, ela assumiu a Vice-Presidência de Operações da Casal e, desde então, vem ocupando esta importante função.

Segundo Laura Petri, foram desafios e muitas conquistas. “Minha carreira no saneamento começou em 1996, como estagiária da Sanasa, em Campinas. Após concluir o curso de Engenharia Civil, em 1998, passei por algumas empresas de engenharia e consultoria ambiental. Após uma “pausa” de sete anos, quando atuei no setor de energia (Grupo CPFL), retornei para a área de saneamento, assumindo a presidência do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Amparo-SP, onde fiquei até o final de 2020, entrando, em seguida, para o time da Casal”.

“Minha profissão é o meu pilar, sempre quis ser engenheira, desde criança, e tenho muito orgulho e prazer em trabalhar nesta área, principalmente no setor de saneamento, onde podemos trazer grandes melhorias para as pessoas, inclusive em qualidade e saúde”, ressaltou Laura Petri.

Além da Vice-presidente Operacional, destaque ainda para outras duas importantes mulheres que fazem dessa Companhia um lugar mais equitativo. Como é o caso de Márcia Cândido, chefe de núcleo de Flexeiras há 8 anos, e Valeska Cavalcante da Costa, Superintendente de Engenharia.

Márcia corre trechos de adutoras rompidos, faz intermediações com prefeituras e averigua irregularidades nas ruas. Em fevereiro de 2024, passou três dias supervisionando a adutora para abastecer o município de Flexeiras, sendo destaque na Zona da Mata e Litoral (ZML).

Ela entrou na Companhia em 2011, trabalhou na coordenação administradora e financeira da unidade leste da Casal, depois no atendimento no núcleo de Rio Largo. Em 2016, foi convidada a assumir o núcleo de Flexeiras, no qual está até hoje. “Nesses quase 13 anos de Casal, percebo que a mesma tem um imenso potencial de crescimento, e me orgulho em trabalhar na empresa. A Companhia para mim é tudo; ela sempre me deu o suporte necessário e para toda a minha família. Quanto ao saneamento, acredito que ela tem desempenhado bem o seu papel. Uma empresa incrível e com um vasto potencial.”, complementou Márcia.

Valeska Cavalcante da Costa é formada em Engenharia Civil e possui mestrado em Recursos Hídricos. “Ingressei na Casal em 2005, na área administrativa. Passei pelas áreas da Gerência de Esgoto, Supervisão de Controle Ambiental, Gerência de Controle Ambiental, Superintendência de Meio Ambiente e Qualidade do Produto. Atualmente, sou a primeira mulher no cargo de superintendente de Engenharia na história da Companhia”, comentou.

De acordo com ela, ser a primeira mulher a ocupar o cargo traz o sentimento de ser reconhecida pelo seu trabalho desenvolvido, além de orgulho e responsabilidade.

Atualmente, 160 mulheres fazem parte da equipe da Casal. Desse total, 32% ocupam cargos de chefia.