09/05/2024 09:53 | Cultura

Inscrições estão abertas para Mestres do Patrimônio Vivo

Interessados têm até o dia 23 de maio

Mestra Ana Paula Rocha, da Taieira Nair da Bertina, é Patrimônio Vivo de Alagoas

Alexandre Teixeira

Daniel Borges/Ascom Secult

As inscrições para o Edital de Registro do Patrimônio Vivo de Alagoas (RPV-AL) 2024, promovido pelo Governo do Estado, continuam abertas. Esta iniciativa é da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult) e oferece uma oportunidade única para aqueles que desejam preservar e celebrar a Cultura Tradicional do Estado.

Até o dia 23 de maio de 2024, os interessados podem se inscrever para concorrer a uma das três vagas disponíveis para se tornarem mestres na preservação do patrimônio cultural alagoano. Os requisitos básicos incluem ser brasileiro e residir em Alagoas por mais de 20 anos, demonstrando um compromisso comprovado com as atividades culturais locais ao longo desse período.

Além disso, os candidatos devem ter a habilidade de transmitir seus conhecimentos à sociedade e não podem estar registrados como Mestres de Patrimônio Vivo em municípios alagoanos.

A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, enfatizou a importância do Edital e o significado do reconhecimento dos mestres como Patrimônio Vivo. “Este edital não apenas celebra a riqueza cultural e tradicional de Alagoas, mas também honra o legado desses mestres que dedicaram suas vidas à preservação e promoção da nossa identidade cultural", destacou.

As inscrições podem ser feitas pessoalmente no setor de Protocolo da Secult, localizado na Praça Marechal Floriano Peixoto, S/N, no Centro de Maceió. O horário de atendimento é de segunda a quinta-feira, das 9h às 16h, e sexta-feira, das 9h às 14h. Também é possível se inscrever online através do Cadastro Único da Cultura Alagoana (Cuca), disponível no endereço cuca.al.gov.br.

Para garantir uma inscrição válida, é fundamental que os interessados leiam atentamente o edital e providenciem toda a documentação necessária, incluindo currículo ou portfólio, cópias de documentos, declarações de entidades reconhecidas, dados bancários e procuração, se aplicável. As inscrições incompletas serão automaticamente desclassificadas.

O programa é financiado pelo Fundo de Desenvolvimento de Ações Culturais (FDAC), oferecendo uma bolsa de incentivo mensal equivalente a 1,5 salário mínimo, conforme estabelecido pela Lei Estadual 7.172/2010.

O resultado final do processo de seleção será divulgado no dia 12 de agosto.