07/11/2022 14:15 | Infraestrutura

Creche Cria da Grota do Cigano está com 99% das obras concluídas

Em visita ao equipamento nessa segunda-feira, Paulo Dantas anunciou que a 23ª creche do Estado será inaugurada até o fim do ano


Creche da Grota do Cigano é a primeira construída pelo Programa Cria em Maceió, outras duas deverão ser entregues no Benedito Bentes

Pei Fon / Agência Alagoas


Welligton Santos / Agência Alagoas

O governador Paulo Dantas visitou, na manhã dessa segunda-feira (7), as obras da creche que está sendo construída no Parque Linear da Grota do Cigano, localizado entre os bairros do Jacintinho e Mangabeiras. Essa é a 23ª a ser entregue pelo Governo do Estado, por meio do Programa Criança Alagoana (Cria), e já está com 99% das obras concluídas.

 

Equipado com berçário, fraldário, cozinha, lavanderia, lactário, salas de alimentação e de administração, o equipamento terá capacidade para atender 200 crianças entre 0 e 3 anos.

 

Paulo Dantas destacou que o Programa Creche Cria é um dos mais arrojados do Estado e assegurou que o Governo seguirá célere no cronograma da entrega de vários equipamentos em todo o Estado.

 

“Essa é a vigésima terceira creche que iremos entregar, de um total de 200 que o governo vem construindo. É um dos programas mais arrojados e um dos mais céleres de toda a história de Alagoas. Acredito que até o fim deste ano iremos inaugurar este importante equipamento, que vai atender as crianças, assim como os pais aqui da Grota do Cigano, além de gerar entre 20 e 50 empregos diretos”, ressaltou o governador ao inspecionar o espaço.

 

No cronograma do Governo constam ainda 57 novas creches, cujas obras já estão em andamento. Dessas, pelo menos 20 deverão ser entregues até o fim deste ano.

 

O governador explicou que o Programa Cria e as creches ligadas à Secretaria de Estado da Educação (Seduc) pertencem à educação infantil e que o Estado só pode matricular e gerir programas com alunos dos ensinos Médio e Fundamental. Portanto, caberá aos municípios alagoanos a gestão dos equipamentos. “No caso aqui da capital e dessa creche na Grota do Cigano, a gestão caberá à Prefeitura de Maceió”.

 

Mães vibram com estrutura a ser entregue em breve

 

Quando a Creche Cria da Grota do Cigano for entregue, vai beneficiar a uma comunidade estimada em 30 mil pessoas no bairro do Jacintinho, em dois turnos: matutino ou vespertino. O espaço levará tranquilidade a pessoas como a mãe do pequeno João Pedro, de apenas 1 ano e dois meses, Clarice Lima de Souza. “Eu e todas as mãe da Grota do Cigano estamos muito felizes e ansiosas para colocar nossos filhos aqui, porque estamos vendo que é uma estrutura muito boa, é um verdadeiro sonho”, disse Clarice.

 

A obra conta com investimentos na ordem de R$ 4 milhões e 459 mil, recursos oriundos do Tesouro Estadual. A creche da Grota do Cigano é a primeira construída pelo Programa Creche Cria em Maceió, e só foi possível graças ao empenho do Governo do Estado, que doou o terreno para sua construção. Outros dois terrenos também foram doados pelo Estado para a construção de mais duas creches no bairro Benedito Bentes.

 

Atualmente, 22 creches já foram inauguradas em Alagoas, sendo 18 no governo Paulo Dantas, beneficiando os municípios de Delmiro Gouveia, São José da Tapera, Poço das Trincheiras, Matriz do Camaragibe, São Luís do Quitunde, Batalha, Monteirópolis, Pariconha, Piranhas, Jacaré dos Homens, Dois Riachos, Marechal Deodoro, Santa Luzia do Norte, Viçosa, União dos Palmares, Olho D’Água do Casado, Santana do Ipanema, Santana do Mundaú, Penedo, Igreja Nova, São Miguel dos Campos e Mar Vermelho.